A água pode mudar o seu cabelo?

Você já sentiu que a água pode mudar o seu cabelo?

Durante uma viagem, é comum perceber que a textura dos cabelos fica diferente depois da lavagem. Ainda que utilize os mesmos produtos e lave da mesma forma, o resultado pode não ser o mesmo que você obtém em casa.

Mas, será que é mera impressão ou a água exerce uma verdadeira influência em seus cabelos?

Continue até o final para entender como a água pode mudar o seu cabelo.

A composição da água

A água da sua cidade ou região pode ser bem diferente de outros lugares, com certeza.

Nosso cabelo reage muito em relação aos minerais presentes na água e ao seu pH. O pH mais alcalino faz que as cutículas dos fios fiquem abertas. Por isso, a consequência é sentir a textura mais porosa.

Especialmente em países da Europa e nos Estados Unidos, a água apresenta essa característica. Assim, você pode sentir os seus cabelos ressecados quando visita esses lugares.

Enquanto isso, na Argentina, a água conta com maior concentração de sódio. Esse componente é prejudicial ao couro cabeludo, pode causar irritação e rouba o brilho dos cabelos. Não é por acaso que lançaram tantos shampoos sem sódio, assunto que comento com profundidade aqui.

Por outro lado, quando você visita uma região rural, onde o pH da água é mais básico e a sua composição mineral é mais pura, pode sentir que os cabelos ficam mais brilhantes e sedosos.

Se você tiver acesso à água de poço para lavar os cabelos, pode sentir a diferença logo nas primeiras lavagens.

Leia também: Como lavar o cabelo do jeito certo?

Sim, a água pode mudar seu cabelo!

Elaborei este artigo a título de curiosidade, devido a muitas perguntas que recebo sobre o assunto. Infelizmente, não podemos escolher a água para lavar os cabelos, em especial vivendo nas grandes cidades.

No entanto, saber que o cabelo pode reagir à água faz que você tenha ainda mais cuidado ao escolher seus produtos. Se até mesmo a composição da água faz a diferença, imagine em relação a shampoos e outros cosméticos.

Eu espero que este artigo tenha sido esclarecedor para você.

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a autoestima e a confiança de que podem, sim, ter a barba e os cabelos que desejarem com um tratamento seguro, adequado e eficiente.

Calvície: será que não tem solução?

Fechar Menu