Anis-estrelado no cabelo: o que diz a ciência?

Você já ouviu falar no anis-estrelado? Essa planta ganhou muito espaço na internet devido aos seus supostos benefícios capilares, mas, afinal, o que a ciência tem a nos dizer sobre isso? Chegou a hora de descobrir!

O que é o anis-estrelado?

O Illicium verum, popularmente conhecido como anis-estrelado, é uma especiaria de origem asiática, muito conhecida pelo seu uso culinário, medicinal e até mesmo estético, uma vez que está presente em diversos cremes e perfumes.

Essa planta possui muitas propriedades medicinais, incluindo ação antisséptica, anti-inflamatória, calmante e diurética.

Porém, mesmo se tratando de uma planta, é preciso cuidado com as dosagens ingeridas. Além disso, não se deve confundir o anis-estrelado com o anis-japonês, pois, apesar das semelhanças, o último é extremamente venenoso.

Propriedades do anis-estrelado

Além das propriedades listadas acima, o anis-estrelado apresenta ação antimicrobiana, repelente, analgésica e sedativa.

Isso acontece devido à presença das vitaminas (A, C, E e vitaminas do complexo B) e minerais (selênio, ferro, manganês, zinco, magnésio, entre outros. 

Evidências científicas

O anis-estrelado mata bactérias, vírus e até fungos. Inclusive, um dos seus componentes é utilizado na produção do tamiflu, um medicamento utilizado para tratar a gripe.

Além disso, existem estudos demonstrando o efeito benéfico do anis-estrelado no tratamento do diabetes tipo 2, fortalecendo a imunidade e prevenindo doenças cardíacas.

Anis-estrelado no cabelo

A ciência ainda não tem embasamento científico suficiente para afirmar que o anis-estrelado ajuda no crescimento do cabelo. Na verdade, é muito difícil encontrar estudos científicos a respeito de produtos naturais.

Todavia, de acordo com as propriedades  que já estão descritas cientificamente, acredito que o anis estrelado possa sim, trazer efeitos benéficos para o crescimento do cabelo.

É claro que não será como  se você fizer um tratamento completo, mas o simples fato de o anis estrelado reduzir a oxidação, as colônias fúngicas e a inflamação no couro cabeludo, já faz dessa planta uma ótima aliada do seu cabelo.

Lembrando que, tanto a queda quanto o crescimento do cabelo, envolve uma série de fatores que precisam ser investigados com cuidado. Portanto, se seus cabelos não crescem ou caem mais que o normal, o certo é procurar ajuda médica.

Se você gostou desse e de outros conteúdos aqui do BLOG, então aproveite para compartilhar com seus amigos.

Aproveite também para se inscrever em meu Canal no YouTube.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.