Antialérgicos Para Tratar Queda de Cabelo

Já pensou que demais se fosse possível usar antialérgicos para tratar queda de cabelo? Pois é sobre isso que conversaremos no texto de hoje.

Quem acompanha meu trabalho aqui no BLOG já sabe que existem diversas doenças capilares capazes de provocar a queda dos cabelos. Entre elas, a Alopécia Areata.

Antialérgicos e Alopecia Areata

A alopecia areata é uma doença autoimune, portanto, provocada pelo próprio organismo que ataca os folículos e impede o crescimento dos fios.

As nossas células de defesa são responsáveis por atacar e destruir invasores, como vírus, bactérias e fungos. Mas, em alguns casos, essas células se confundem e passam a atacar o próprio corpo.

No caso da alopecia areata, as células de defesa atacam os folículos do cabelo ou da barba. Mas calma, a notícia da vez é muito boa.

Um estudo constatou que pessoas tratadas conjuntamente com antialérgicos melhoraram o processo de repilificação do cabelo e da barba.

Como foi realizado o estudo?

A ideia do estudo foi reduzir a ação do sistema imune. Para isso, o estudo foi dividido em dois grupos: um deles foi tratado com corticoides e crioterapia, que já é um tratamento clássico para a alopecia areata.

O outro grupo também utilizou corticoides e crioterapia, porém, os pesquisadores adicionaram o uso de antialérgicos.

Ao fim do estudo, ficou demonstrado que as pessoas que utilizaram a combinação com os antialérgicos tiveram uma resposta muito superior.

Isso é super importante, uma vez que os tratamentos para alopecia areata costumam ser muito caros e os antialérgicos poderiam baratear os custos.

Só para você ter uma ideia, existem tratamentos que custam de 15 a 20 mil reais por mês.

Isso torna esses tratamentos inviáveis para a maior parte da população. E, ainda assim, quem pode pagar pelo tratamento deve estar ciente que os resultados não são definitivos.

Vale lembrar que, assim como a calvície, a alopécia areata ainda não possui cura. Logo, tudo que vier para trazer benefícios e reduzir os custos é bem-vindo.

Antialérgicos para tratar queda de cabelo

Além disso, outra grande vantagem seria a ausência dos efeitos colaterais com o uso dos anti-histamínicos, ao contrário das outras medicações que são caras e trazem uma série de problemas.

Quando tratamos uma doença autoimune, onde as células de defesa atacam o próprio corpo, precisamos reduzir a ação do sistema imunológico. Mas, isso também inclui diminuir a “imunidade boa”, que protege o nosso corpo contra ameaças externas.

Com isso, a pessoa pode se tornar mais frágil e debilitada durante o tratamento.

Espero que você tenha gostado de conhecer mais sobre o uso de antialérgicos para tratar queda de cabelo.

Por hora, ainda não se pode afirmar os benéficos em outros tipos de queda.

Vamos aguardar os novos estudos, mas, de qualquer forma, não deixa de ser uma boa notícia. Pois, só quem sofre com a alopecia areata, sabe o incomodo que é.

Eu mesmo sofro com esse problema que, volta e meia, se manifesta em minha barba.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e continue me acompanhando nas redes sociais. Aproveite e se inscreva em meu canal no YouTube.

São milhares de vídeos sobre saúde, beleza e tratamentos estéticos para elevar a sua qualidade de vida.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.