No texto de hoje nós vamos falar sobre o uso da argila na pele. Afinal, será mesmo que funciona?
Bom, antes de mais nada, precisamos entender o que é a argila.
O que é a argila?
A argila é um composto originado a partir de rochas sedimentares e que contém diferentes minerais a depender da sua origem geográfica e geológica.
Ela é formada de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhe conferem diversas tonalidades e propriedades.
De acordo com a concentração de cada mineral, a argila apresenta uma cor característica e, consequentemente, uma função específica.
Tem argila branca, rosa, verde, vermelha, preta e por aí vai.
Mas, com tantas opções, as pessoas acabam se confundindo na hora de escolher a argila ideal para o seu tipo de pele.
Pois bem, chegou a hora de aprender a função de cada uma delas.
ARGILA BRANCA
A argila branca contém muito alumínio, sílica caulinita, manganês e magnésio.
Como possui o pH semelhante ao da pele, essa argila é a mais suave do cardápio e sua utilização é recomendada para as peles mais sensíveis.
Portanto, se você tem a pele delicada ou facilmente irritável, a argila branca pode lhe ajudar.
ARGILA VERDE
Recomenda-se a argila verde para as pessoas com pele oleosa ou acneica
Esse tipo de argila conta com a presença do óxido de ferro, magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, entre outros minerais que lhe conferem a coloração esverdeada.
É considerada a argila mais benéfica para a pele oleosa e acneica, uma vez que possui ação secativa e anti-inflamatória.
ARGILA ROSA
Ideal para peles ressecadas, a argila rosa combina a argila branca com a argila vermelha, promovendo hidratação e brilho.
É uma das mais utilizadas nos tratamentos estéticos e sua mistura rica em óxido de ferro favorece a respiração celular, mantendo a pele hidratada, viçosa e com elasticidade.
Remove toxinas e absorve o excesso de oleosidade, ao mesmo tempo em que fornece os minerais necessários para devolver o brilho natural da pele e dos cabelos.
ARGILA PRETA
A argila preta é a mais nobre de todas. Rica em silício, alumínio e titânio, essa argila é extraída das lamas vulcânicas.
A combinação de minerais confere a essa argila uma função rejuvenescedora, melhora a circulação sanguínea, combate a flacidez e marcas de expressão.
Conclusão sobre o uso da argila na pele
A argila realmente faz bem para a pele, mas, não funciona em todas as situações.
Alguns casos mais graves podem necessitar de tratamento com cremes e medicamentos específicos.
Embora a utilização da argila na pele seja bem-vinda como prevenção ou em casos mais brandos, casos mais graves de oleosidade, acne ou dermatites severas devem receber tratamento específico.
A melhor maneira de saber qual o melhor tratamento para a sua pele é consultar um dermatologista. Ele vai analisar o seu caso e, se necessário, passará o tratamento medicamentoso.
Além disso, um especialista saberá qual é o melhor tipo de argila para cuidar da beleza e da saúde da sua pele.
Espero que você tenha gostado dessas dicas. Aqui no BLOG você tem acesso a conteúdo de qualidade sobre saúde, beleza e tratamentos estéticos.
Além disso, aproveite para se inscrever em meu canal no YouTube. Já somos mais de 2,5 milhões de pessoas em busca de saúde, beleza e qualidade de vida.