Causas da queda de cabelo: um problema, muitos fatores

Você conhece as principais causas da queda de cabelo? Assim como pode existir mais de uma razão para que um carro pare de funcionar, a queda de cabelo também é multifatorial.

As causas da queda de cabelo podem variar de pessoa para pessoa. E ainda, podem ser cumulativas: mais de uma razão.

Por isso, hoje vou apresentar as principais causas para queda de cabelo.

Causas hereditárias

Essa é uma das situações mais comuns, já que o hormônio DHT responsável por conectar o fio do cabelo, deixando fino e fraco. O problema passa de geração em geração.

Esse é um fator daqueles que pode até não ser determinante. Ou seja, se o seu pai é calvo não significa que você vai ser. Mas, significa que você deve cuidar com todos os outros fatores que dependem exclusivamente de você.

Leia também: O que causa queda de cabelo em mulheres

Causas nutricionais

A deficiência de nutrientes essenciais para o organismo também pode resultar na queda de cabelo.

As mulheres costumam sofrer com a falta de ferro,e sequer precisam estar em nível avançado de anemia. Basta que a quantidade de ferro caia devido ao período menstrual para sentir os efeitos na queda de cabelo.

A falta de minerais como zinco, cobre e selênio podem gerar o problema. O excesso de vitamina A também gera a queda de cabelo, normalmente em quem suplementa sem a devida orientação médica.

As vitaminas do complexo B e a vitamina D devem estar em dia para que os cabelos não caiam em excesso. Se você faz alguma dieta restritiva, preste atenção. A falta de proteínas pode levar à queda de cabelo.

Danos na fibra capilar

Os procedimentos estéticos podem causar danos à fibra capilar. Alisamentos, tinturas e outros tratamentos para mudar o visual devem contar com alguma proteção no couro cabeludo antes de ser aplicados.

Caso contrário, o resultado é a quebra da raiz do cabelo, ficando cada vez mais fraca e corroendo o couro cabeludo.

Questões hormonais

Quando a mulher atravessa o período da menopausa é comum o aumento da testosterona e a queda dos hormônios femininos. Assim, a queda de cabelo pode ter o seu primeiro impulso.

Aquelas que fazem uso de anticoncepcionais também precisam prestar atenção, em especial em formatos injetáveis. Anabolizantes, hormônios e outros medicamentos também podem causar o problema.

Doenças autoimunes e hormonais

Em doenças como a alopécia areata e o lúpus, o sistema imunológico do organismo ataca os folículos capilares por engano.

Também os problemas de tireoide, ovários policísticos, distúrbios da testosterona e do cortisol podem levar a queda de cabelo.

É surpreendente como um único problema pode ser sintoma de inúmeras outras questões que ocorrem no organismo. É por isso que peço cautela em relação a fórmulas milagrosas. Consulte seu médico e não confie em tratamentos que prometem muito.

Eu espero que você compreenda com este artigo as principais causas da queda de cabelo. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Até a próxima!

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a autoestima e a confiança de que podem, sim, ter a barba e os cabelos que desejarem com um tratamento seguro, adequado e eficiente.

Calvície: será que não tem solução?

Fechar Menu