Como lavar o cabelo do jeito certo?

Lavar o cabelo do jeito certo é essencial para manter a saúde dos fios. Existem muitos mitos sobre as formas que fazem bem ou mal para a higiene dessa região. Espero hoje poder esclarecer algumas delas.

A primeira dúvida frequente que quero desmistificar é a importância de lavar o cabelo. Há quem deixe de lavar por relacionar à queda de cabelo. Os fios que caem durante o banho são aqueles que já iriam cair, independente de você lavar ou não!

Portanto, lavar o cabelo não causa queda. Todos os dias, você perde cerca de 100 fios de cabelo e isso é absolutamente normal. Geralmente é no momento do banho que os cabelos escorrem devido à pressão que apenas leva os cabelos abaixo, mas que não causam a queda.

Lavar o cabelo é muito importante para a saúde do seu cabelo, inclusive para evitar a temida queda. Por isso, siga minhas dicas para lavar o cabelo do jeito certo.

Evite a água quente

Em especial nas estações mais frias, como outono e inverno, nas regiões sul e sudeste as pessoas capricham nas temperaturas do chuveiro. Isso é péssimo para o cabelo!

O couro cabeludo secreta mais oleosidade, causa inflamações e irritações. Os fios também sofrem, pois perdem o brilho devido às cutículas mais abertas. Para driblar o frio no banho, lave o corpo com a água quente e diminua a temperatura o máximo que conseguir para lavar os cabelos.

Evite friccionar o couro cabeludo

Nada de esfregar a cabeça! Basta massagear suficientemente o couro cabeludo e deixar o shampoo agir.

A fricção constante estimula a produção de sebo. Além de deixar os fios mais oleosos, o sebo contém a enzima DHT responsável pela queda de cabelo. Portanto, se você já tem cabelo oleoso, use produtos adequados para controlar essa oleosidade.

Leia também: Dicas caseiras contra queda de cabelo

Sempre seque o cabelo

O cabelo molhado conta com maior risco de queda devido ao rompimento das pontes de hidrogênio. Portanto, passar muito tempo com os cabelos úmidos pode agravar os problemas de quem já sofre com a queda de cabelo.

Minha recomendação é o uso do secador de cabelo. Lembre-se de manter a distância de 10 centímetros do couro cabeludo e sem direcionar o jato de ar de forma contínua. Cuidado com a temperatura, que também não deve ser muito alta.

Eu espero que este artigo esclareça como lavar o cabelo do jeito certo. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a autoestima e a confiança de que podem, sim, ter a barba e os cabelos que desejarem com um tratamento seguro, adequado e eficiente.
Fechar Menu