Dieta e queda de cabelo: qual a relação?

Você começou a fazer algum tipo de dieta, principalmente a dieta cetogênica, e percebeu que seu cabelo começou a cair sem parar. O que pode estar acontecendo? É sobre isso que vamos conversar no texto de hoje.

Durante o período de dieta é muito comum acontecer a queda dos cabelos, mas saiba que isso pode acontecer sim.

Antes de mais nada, é importante a gente entender o que acontece com o nosso corpo quando iniciamos uma nova dieta.

Porque a dieta pode provocar queda de cabelo

Geralmente, as pessoas fazem mudanças muito drásticas na dieta, mudando uma alimentação de anos para iniciar um novo estilo de vida. Isso coloca o nosso corpo em estado de alerta devido à grande restrição calórica.

O estado de alerta eleva a produção do cortisol, o famoso hormônio do estresse, levando a uma queda acentuada dos cabelos.

Hoje em dia, a ciência já sabe que os folículos capilares possuem glândulas de cortisol ao seu redor.

Em um primeiro momento, o cortisol interrompe o crescimento do cabelo, num segundo momento, o aumento do cortisol enfraquece os folículos, provocando uma queda importante dos fios

Porém, isso não acontece da noite para o dia. A queda dos cabelos pode levar de dois a três meses para ser percebida. Isso acontece porque o folículo para de nutrir o fio, que apenas permanece encaixado no couro cabeludo.

Quando a pessoa lava ou penteia o cabelo, percebe uma queda importante dos fios que simplesmente se soltam.

Às vezes, a pessoa está tão desnutrida e fraca, que ela não consegue substituir os fios de cabelo que caíram por um fio novo e ficando com o cabelo cada vez mais fino e ralo.

Por essas e outras que é tão importante se preparar para iniciar uma dieta.

Um estudo científico de 2013 demonstrou que dietas cetogênicas estão relacionadas com a queda de cabelo devido à deficiência de biotina, geralmente encontrada em vegetais e legumes que não fazem parte desse tipo de dieta.

A falta dessa proteína contribui para a queda de cabelo e nem sempre se reverte por conta própria.

Como recuperar o cabelo?

Muita gente acredita que basta parar a dieta para os cabelos voltarem a crescer, mas não é bem assim que acontece.

Dependendo do volume de cabelo perdido, será necessário fazer um tratamento reestabelecer a sua saúde capilar.

Isso não só inclui a mudança da alimentação, como também o uso de vitaminas, proteínas, minerais e até mesmo medicamentos capazes de acelerar o processo de recuperação dos folículos. Portanto, quanto antes você procurar ajuda, melhor.

Existem alguns casos em que os cabelos nunca mais são recuperados, por exemplo, no caso de pacientes bariátricos, que chegam a perder 50% do volume capilar.

Geralmente, a pessoa que sofre com a mudança de dieta já tem alguma predisposição à queda ou afinamento capilar.

Isso inclui questões genéticas e hormonais que podem ser despertas quando a pessoa inicia uma dieta radical, acelerando a perda dos cabelos.

O que fazer antes de iniciar a dieta?

A dica que dou é a seguinte: se você pretende iniciar uma dieta, comece a se preparar pelo menos três meses antes, deixando todas as suas vitaminas e minerais em níveis ideais.

Isso inclui vitamina B12, vitamina C, vitamina D, zinco, cobre, selênio, ferro, além de promover a regulação hormonal.

Assim, seu cabelo realmente ficará mais forte, saudável e pronto para uma mudança em sua dieta.

Eu sempre brinco que nosso cabelo é igual a uma plantinha. Se você rega, aduba e fornece as condições ideais para que ela se desenvolva, ela tem tudo para crescer forte e saudável. Deste modo, se um dia você viajar e ficar um tempo sem cuidar dela da maneira adequada, ela ainda terá condições de sobreviver por um tempo.

Por outro lado, se você cuida da sua planta de qualquer jeito, qualquer mudança já é o bastante para que ela se enfraqueça e morra. Com o nosso cabelo é exatamente a mesma coisa.

Pense bem nisso antes de iniciar uma dieta, afinal, você quer perder peso e não o seu cabelo, não é mesmo?

Intradermoterapia

Existe um tratamento bem interessante chamado intradermoterapia, em que fazemos uma aplicação diretamente no couro cabeludo e conseguimos prolongar a fase de crescimento do cabelo, estimulando os vasos sanguíneos.

Lembre-se que nosso cabelo depende de muitos vasos sanguíneos para levar nutrientes, vitaminas e minerais. E às vezes, somente via oral não é o suficiente para fortalecer e engrossar o cabelo.

Além de prolongar a fase anágena, a intradermoterapia estimula os folículos a produzirem novos fios de cabelo prevenindo seu cabelo das mudanças drásticas em seu estilo de vida alimentar.

Os estudos demonstram que não é difícil você perder peso, o difícil realmente é você manter o peso após cinco ou dez anos. Hoje em dia, até mesmo pacientes bariátricos estão se tornando obesos novamente e com problemas para absorver nutrientes.

Se você gostou deste e de outros conteúdo aqui do BLOG, então compartilhe com uma amigo ou uma amiga. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube. Com isso, você terá acesso a um conteúdo científico e atualizado sobre saúde, beleza, bem estar e qualidade de vida.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.