Intestino e cabelo. Essa é a pauta de hoje! Aliás, você sabia que existe uma relação muito íntima entre o seu intestino e a saúde das suas madeixas?
Confira a seguir algumas informações que lhe ajudarão a compreender melhor o assunto.
Intestino e cabelo
Hoje em dia já se sabe que um intestino saudável faz toda a diferença na funcionalidade do organismo como um todo, inclusive na aparência da pele, das unhas e dos cabelos. Mas, poucas pessoas dão valor a essa informação.
Isso significa que, se a sua saúde intestinal não vai bem, as chances de você ter problemas na pele, unhas e cabelos aumentam bastante.
Má absorção intestinal
Quando o fluxo intestinal é afetado pela ingestão de alimentos pobres em fibras ou produtos industrializados e ultraprocessados, começam a surgir distúrbios em outras partes do corpo, inclusive distúrbios neurológicos.
Um intestino agredido encontra dificuldades para absorver proteínas, vitaminas, minerais, entre outros nutrientes essenciais para a saúde como um todo.
Sistema imunológico
Estudos demonstram que a mucosa intestinal concentra a maior quantidade de células imunes do corpo.
Essas células ficam ativas 24h por dia, protegendo o nosso organismo de todo tipo de ameaça.
Contudo, quando essas defesas naturais ficam enfraquecidas, – em parte devido às nossas próprias escolhas equivocadas e a adoção de hábitos pouco saudáveis -, diversos invasores oportunistas invadem o nosso corpo, provocando uma série de problemas, inclusive no couro cabeludo.
E adivinhem só, muitas vezes, a porta de entrada para esses invasores é justamente o intestino, devido a uma condição chamada Hiperpermeabilidade intestinal.
Nesses casos, percebe-se uma alteração na mucosa do órgão, que passa a apresentar um maior espaçamento entre as suas células de revestimento, permitindo, assim, a passagem de fungos, bactérias e até restos de alimentos direto para a corrente sanguínea.
Na tentativa de nos proteger, as células de defesa podem se confundir e atacar o nosso próprio corpo, dando origem às chamadas doenças autoimunes.
Agora, você já sabe porque um problema que começa no intestino pode resultar fazer o seu cabelo cair.
Basta olharmos para o exemplo da Alopecia Areata, onde os anticorpos são erroneamente programados para atacar os folículos, gerando falhas específicas que podem ocorrer em diferentes partes do corpo, inclusive na barba e nos cabelos.
Não por acaso, já existem tratamentos que utilizam o transplante de fezes para melhorar a saúde intestinal do paciente, e, consequentemente, resolvem também o problema causado pela Alopécia Areata.
Intestino e Cabelo: inflamação
Um intestino hiperpermeável pode desencadear alergias e processos inflamatórios em diferentes partes do corpo, portanto, muito cuidado com tudo que você ingere no seu dia a dia.
Todavia, vale lembrar que a inflamação em si, é uma reação natural e até certo ponto benéfica para a nossa saúde. O problema começa quando ela se torna crônica, produzindo alterações químicas e hormonais que nos adoecem e comprometem a nossa qualidade de vida.
No caso do couro cabeludo, a inflamação torna o ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias que habitam naturalmente a região, mas que não se proliferam sem controle em um couro cabeludo saudável.
Essa multiplicação descontrolada prejudica a saúde capilar, ocasionando o enfraquecimento dos folículos e a queda dos cabelos. Aliás, se não tratados a tempo, os folículos acabam morrendo, e nesses casos, não há como recuperá-los.
Procure ajuda médica
Se os seus cabelos estão caindo muito e seu couro cabeludo vive inflamado, consulte um médico e verifique como anda a sua saúde intestinal.
Ele vai pedir os exames adequados e investigar se o seu intestino está funcionando corretamente.
Com os exames em mãos, ele pode identificar a presença de alergias, intolerâncias alimentares e demais patologias que costumam afetar os intestinos.
Essas doenças nem sempre são fáceis de serem diagnosticadas, mas, uma vez identificadas e tratadas adequadamente, a sua saúde melhora e os seus cabelos voltam a crescer fortes, bonitos e saudáveis.
Se você gostou deste e de outros conteúdo aqui do BLOG, então compartilhe com uma amigo ou uma amiga.
Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube. Com isso, você terá acesso a um conteúdo científico e atualizado sobre saúde, beleza, bem estar e qualidade de vida.