Fatores essenciais para manter os cabelos saudáveis

Manter os cabelos saudáveis não passa apenas pela escolha de produtos de qualidade para lavar, hidratar e tratar durante o banho. Se o seu sonho é exibir cabelos longos, sedosos e com muito brilho, precisa cuidar da sua saúde.

Tal como uma horta depende de diferentes fatores para germinar bem – desde a semente, as condições climáticas e a qualidade do solo -, com o seu cabelo o mesmo acontece.

Não existe milagre para fazer os cabelos crescerem lindos e de forma mais rápida. Mas, como médico especialista na área, vou elencar os fatores que você deve considerar antes de gastar muito dinheiro em produtos capilares.

Hormônios em dia

Manter a saúde hormonal em boas condições é essencial para todas as áreas da sua vida, inclusive para manter os cabelos saudáveis. Por exemplo, uma pessoa com disfunções na tireóide pode ter a taxa de crescimento do cabelo (cerca de 15cm por ano) reduzida.

Também é necessário medir os níveis de ferro. Aqui, vale a pena prestar atenção: se o exame mostra níveis altos, nem sempre significa que está suficiente. Muitas inflamações do corpo fazem que os níveis de ferro estejam elevados.

O mesmo vale para a vitamina D. A maior parte das pessoas conta com menos dessa vitamina – que na verdade é um hormônio – do que deveria em seus organismos. É preciso ter o hábito da exposição ao sol diariamente por alguns minutos para a produção da vitamina D.

Portanto, qualquer exame que você fizer, é preciso que seja lido pelo seu médico. A deficiência de ferro faz que o cabelo não cresça tanto quanto tem potencial.

Dieta rica em proteínas

Ao consumir proteínas, você dá ao seu corpo o material necessário para formar cabelos saudáveis. Então, não deixe de fornecer as proteínas necessárias ao seu cabelo, a fim de garantir seu crescimento. Vale a pena conversar sobre o assunto com seu médico e seu nutricionista.

Leia também: Principais causas da queda de cabelo em mulheres

Biotina, cisteína e vitamina B6

São numerosos os estudos que comprovam a importância da biotina para acelerar o crescimento do cabelo. Outra substância que pode ajudar nessa parte é a cisteína, além da própria vitamina B6.

Por isso, inclua na sua alimentação itens ricos nesses nutrientes, tais como a banana, o abacate, o ovo, cereais integrais, oleaginosas, peixes de águas frias, entre outros.

Em alguns casos, o médico pode indicar a suplementação desses nutrientes. Mas, atenção ao efeito rebote: quando suplementados em excesso – ou seja, a mais do que o organismo necessita -, em vez de auxiliar o crescimento, na verdade vai reduzir.

Cuidado com receitas caseiras

A ansiedade por fios mais longos e bonitos faz que muitos recorram a receitas caseiras para hidratar, nutrir e estimular o crescimento. No entanto, a maior parte dessas receitas irritam o couro cabeludo, prejudicando o crescimento.

Assim, eu recomendo que você utilize os produtos próprios para cabelos na hora de tratá-los. Em minha página do Instagram que você pode seguir clicando aqui eu dou dicas e alguns exemplos de receitas e substâncias que podem funcionar para manter os cabelos saudáveis.

Espero que este artigo te ajude a cuidar melhor dos seus cabelos. Lembre-se que cabelos bonitos são apenas um dos sinais da boa saúde.

Até a próxima!

Dr. Lucas Fustinoni.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a autoestima e a confiança de que podem, sim, ter a barba e os cabelos que desejarem com um tratamento seguro, adequado e eficiente.

Calvície: será que não tem solução?

Fechar Menu