O que é bom para a queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema que aflige milhões de pessoas. Em especial enquanto os cabelos são lavados e escovados, é comum perceber chumaços de fios saindo junto com a água ou o pente.

O ser humano normalmente perde cerca de 100 fios de cabelo por dia. Quanto a isso, não há nada de errado pois faz parte da renovação capilar. Um adulto conta com uma média de 100 mil a 150 mil fios de cabelo na cabeça, os quais passam por fase de crescimento e de repouso.

Para você entender, cada fio passa 85% da sua vida em crescimento e 15% em repouso. A fase de crescimento dura em média quatro anos. Dessa forma, sempre existe mais cabelo crescendo do que em fase de repouso e consequente queda.

O problema é quando os chumaços de cabelo são muito volumosos, ocasionando em possíveis falhas na cabeça e até um acentuado frizz causado pelos novos cabelos que nascem.

A queda de cabelos pode ser ainda maior no inverno, quando os banhos são mais quentes e demorados, além do próprio contato com o vento.

Para situações assim, existem alguns procedimentos que você pode tomar para amenizar a queda de cabelos.

Mantenha os cabelos limpos

Deixar de lavar os cabelos para evitar a queda não adianta nada. Os fios que caem durante o banho ou enquanto você penteia são cabelos que já estavam no fim de sua vida, ou seja, já iriam cair.

No entanto, deixar o couro cabeludo sujo, sim, pode prejudicar o crescimento saudável do cabelo.

Leia também: O que fazer para o cabelo crescer mais rápido?

Cuidado com tratamentos químicos

Mudar a cor dos cabelos e sua estrutura (alisar ou encaracolar) exigem o uso de agentes químicos que muitas vezes potencializam a queda de cabelo. Procure espaçar ao máximo a aplicação desses produtos.

Não prenda os cabelos

Principalmente as mulheres que passam entre 8 e 10 horas por dia com os cabelos presos. Isso gera uma pressão nos fios e faz que fiquem mais quebradiços, soltando do couro cabeludo.

Evite o uso de bonés e chapéus

Essa dica é especial para os homens que procuram esconder os cabelos ralos ou a falta deles. Acontece que usar chapéus e bonés abafa o couro cabeludo, piorando a queda de cabelos e aumentando a proliferação de fungos.

Fuja das receitas caseiras

A maior parte das receitas caseiras não vai resolver a queda de cabelos, apenas acumular resíduos no seu couro cabeludo. Fuja das receitas com mel, vinagre, café…. Além de não funcionar, pode até piorar o problema.

Se ainda assim a queda de cabelos te preocupa, procure ajuda médica. A queda excessiva de cabelos pode indicar doenças mais sérias ou mesmo distúrbios do couro cabeludo. Um deles é o eflúvio telógeno, que faz a pessoa perder cerca de 300 fios de cabelo por dia.

Até a próxima!

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a autoestima e a confiança de que podem, sim, ter a barba e os cabelos que desejarem com um tratamento seguro, adequado e eficiente.

Calvície: será que não tem solução?

Fechar Menu