Rosácea: o que é e como tratar

Você tem a pele bem branca, olhos claros e bochechas que ficam vermelhas com facilidade, causando uma sensação de calor no rosto? Isso pode ser um sinal de Rosácea, e é sobre isso que conversaremos no texto de hoje.

O que é Rosácea?

A rosácea é uma doença inflamatória da pele que acomete, principalmente, as pessoas com a pele branca.

Essa condição forma pequenos vasos sanguíneos logo abaixo da pele, aos quais damos o nome de telangiectasia.

Infelizmente, ainda não existe uma cura para a rosácea, mas é possível fazer o controle para evitar complicações, como, por exemplo, o rinofima. Essa inflamação dos tecidos do nariz altera a cor, a textura e a vascularização, apresentando crescimento irregular.

Fatores que pioram a rosácea

Alguns fatores pioram a situação, deixando a pele ainda mais vermelha e sensível. Nesses casos, é fundamental controlar os riscos. Entre eles estão:

Sol

A exposição solar é o principal fator de piora da rosácea, portanto, ache um filtro solar de qualidade e não largue dele nunca mais. A simples troca do filtro solar pode piorar a rosácea.

Má Alimentação

Evite alimentos apimentados, processados, refinados, embutidos e pró-inflamatórios, além do álcool e do cigarro.

Laser de luz pulsada

A pele com rosácea é muito sensível, portanto, pare com os tratamentos que usam luz pulsada, peeling e certos tipos de ácido, pois, esses produtos pioram a crise.

O mesmo vale para a maquiagem e os cremes anti-idade, principalmente se a pele estiver muito irritada.

Banho Quente

Os banhos quentes são deliciosos, mas, fazem mal à nossa pele. Portanto, tome banhos mais rápidos e mornos. A água quente favorece a vasodilatação, aumentando o calibre das veias e deixando a pele mais sensível e avermelhada.

Tratamento precoce da Rosácea

Existem terapias que ajudam no tratamento da rosácea, mas, você nunca deve usar nenhum remédio por conta própria. Isso pode ser muito perigoso para a sua saúde.

Se você tem rosácea, faça o seu tratamento com acompanhamento médico.

Entre os remédios mais usados para tratar a doença estão os antibióticos, incluindo a tetraciclina, que além de combater as bactérias, também possui ação anti-inflamatória.

Existem outras opções de tratamento bastante eficientes, porém, quem vai determinar o melhor tratamento para você é o seu médico mediante anamnese e exames específicos.

Se você gostou deste e de outros conteúdo aqui do BLOG, então compartilhe com uma amigo ou uma amiga.

Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube. Com isso, você terá acesso a um conteúdo científico e atualizado sobre saúde, beleza, bem estar e qualidade de vida.