Qual é a relação entre unhas fracas e queda de cabelo?

Será que existe relação entre unhas fracas e queda de cabelo?

É muito comum receber em meu consultório pacientes que, além da queda de cabelo, relatam também sofrer com as unhas fracas e quebradiças. É como se a sua textura fosse parecida com um folha de papel.

Você precisa entender que unhas e cabelos são formados pelos mesmos conjuntos de aminoácidos e pela queratina. Quando faltam praticamente os mesmos nutrientes para o organismo, unhas e cabelos costumam sofrer igualmente.

Gosto de comparar a queratina com pequenos tijolos responsáveis por construir as estruturas dos cabelos e das unhas. Cada tijolinho forma uma sequência, que leva a um filamento, ligando e formando os fios, as unhas e a pele.

Então, sim! O que influencia a saúde e aparência das suas unhas também impacta nos seus cabelos. Quer saber mais? Continue até o final deste artigo.

Problemas nas unhas podem ser sinal de problemas capilares?

Com certeza, pode. Nem sempre o sinal tem relação direta, mas as chances de existir são bem altas. Existe um sinal nas suas unhas chamado de pitting, onde o aspecto das unhas fica repleto de pequenos furos.

Esse sinal pode estar relacionado à alopécia areata, doença em que caem chumaços de cabelos em regiões específicas da cabeça. Quando o problema é tratado de forma adequado, a aparência das unhas também melhora.

As unhas fracas também podem estar relacionadas aos baixos níveis de testosterona, principalmente em mulheres. Em especial quando existem distúrbios da tireoide e distúrbios hormonais envolvidos.

Se você tem unhas fracas e já passou por doenças relacionadas a hormônios, não deixe de consultar um médico. Afinal, esse problema pode afetar o seu couro cabeludo muito em breve, ou mesmo indicar alguma condição de saúde que merece mais atenção.

Como tratar o problema?

Não existe uma solução mágica e milagrosa para nenhum problema de saúde, tampouco para unhas fracas e queda de cabelo. Apenas a consulta médica personalizada pode indicar quais tratamentos são os mais indicados para o seu caso.

Esses problemas podem ser ocasionados desde a falta de vitaminas e minerais, o que também deve ser suplementado de forma responsável, até por algum desequilíbrio mais sério.

Preste atenção em cada sintoma e relate ao seu médico para que ele oriente o melhor tratamento ao seu caso de unhas fracas e queda de cabelo. Já falei sobre os melhores tratamentos para calvície e queda de cabelo neste artigo.

Eu espero que este artigo ajude você a entender a relação entre unhas fracas e queda de cabelo.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a autoestima e a confiança de que podem, sim, ter a barba e os cabelos que desejarem com um tratamento seguro, adequado e eficiente.

Calvície: será que não tem solução?

Fechar Menu