Usar chapéu causa calvície? Entenda o que acontece no couro cabeludo

Você já escutou que usar chapéu causa calvície? Essa afirmação é muito comum quando ouvimos comparações com os homens de décadas passadas. Alguns afirmam que a calvície era mais frequente devido ao hábito dos chapéus ser mais popular.

Mas, será que é verdade?

Atualmente, além do chapéu, temos os bonés que são populares. Também temos os capacetes, um equipamento de segurança fundamental para circular com motocicletas.

É por isso que o assunto gera tantas dúvidas e até um receio por parte dos homens.

Se este é o seu caso, continue até o final para entender o que acontece no couro cabeludo quando você cobre com um chapéu, boné ou capacete.

Usar chapéu prejudica os cabelos?

Muitos cientistas perceberam a relação entre o uso de chapéu e a perda de cabelo. No entanto, mesmo estudos conduzidos nessa área jamais foram suficientes para traçar um paralelo embasado cientificamente entre uso de chapéu e calvície.

Apesar de não ter essa comprovação, sabemos que o hábito de usar chapéu, boné ou capacete abafa muito o couro cabeludo e promove a produção do sebo.

Então, se você já tem cabelos oleosos, procure evitar esses acessórios. Afinal, o sebo produzido é rico em DHT (Di-Hidrotestosterona), principal agente da calvície. Esse fator pode ser determinante para que a calvície se desenvolva ou não.

Para você entender, vou dar um exemplo. Em meu consultório, já vi diversos irmãos gêmeos onde um tem muito cabelo e o outro não. Como podem duas pessoas compartilhar o mesmo material genético e ainda ter essa diferença?

Simples. Nossos hábitos de vida são determinantes!

Assim, não é o chapéu que vai causar a calvície. Mas, sim, pode acelerar uma tendência que já existe. Se você conta com histórico de calvície na família, ou mesmo já manifesta alguns sintomas, deve evitar o uso de chapéus e bonés.

Infelizmente, muitos homens recorrem a esses acessórios para esconder o problema. É claro que não recomendo, mas sim que procure um médico para obter um diagnóstico detalhado.

E se eu preciso usar boné ou capacete?

Em alguns trabalhos, como em lanchonete, o uso de bonés é obrigatório. Assim como os motociclistas que precisam circular portando o capacete como equipamento de segurança.

Nesses casos, recomendo o uso de lenços na cabeça para diminuir o atrito entre o material do boné ou do capacete. Assim, a produção de oleosidade vai ser bem menor.

Em especial para esses casos, recomendo que lave seu cabelo todos os dias. Manter o couro cabeludo livre do sebo em excesso evita muitos problemas.

Leia também: Fumar causa queda de cabelo?

Além da calvície, manter o couro cabeludo abafado e com oleosidade aumenta a inflamação da região e pode levar ao desenvolvimento de dermatite seborreica, psoríase capilar e de culturas de fungos que ali vivem.

Eu espero que este artigo ajude você a esclarecer a realidade sobre a informação de que usar chapéu causa calvície. Cuidar do seu couro cabeludo evita esse problema!

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Até a próxima!

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a autoestima e a confiança de que podem, sim, ter a barba e os cabelos que desejarem com um tratamento seguro, adequado e eficiente.
Fechar Menu