Aprenda como combater as olheiras

Há algum tempo atrás, escrevi um texto no blog dando dicas de como combater o envelhecimento facial. No texto de hoje, porém, resolvi falar sobre outro elemento facial que pode incomoda as pessoas: a hiperpigmentação periorbital, também conhecida como olheira. Na verdade, todos nós temos olheiras, e elas podem surgir, basicamente, por dois motivos: a hiperpigmentação e a vascularização. Entenda mais sobre o assunto e aprenda como combater as olheiras.

Vascularização na região dos olhos

O primeiro motivo diz respeito a vascularização, pois essa região abaixo dos olhos é repleta de veias e artérias que passam pela região. Além disso, a pele da pálpebra é a mais fina do nosso corpo, com menos de 1mm de espessura.

Hiperpigmentação causada pelo Sol

O segundo motivo que leva ao surgimento das olheiras é a hiperpigmentação causada pelo sol, manchas hormonais ou provocadas pelo alcoolismo e tabagismo, etc. É por isso que cada tipo de olheira possui um tratamento específico.

A presença da olheira tem muita relação com uma herança genética, principalmente quando se trata da olheira do tipo vascular, que se inicia na infância e é o tipo mais difícil de tratar.

A olheira também pode surgir devido a presença de um pigmento presente em nosso sangue, chamado hemossiderina. Por ser uma região bastante vascularizada, esse pigmento vai se depositando na região. Nesses casos, o tratamento pode ser realizado com um tipo específico de ácido, que age exatamente nos pigmentos de hemossiderina.

Todos os fatores que causam a desidratação pioram o estado das olheiras, por isso, o alcoolismo e o tabagismo possuem a sua parcela de culpa no problema. Além disso, tanto o sono, quanto uma dieta inadequada contribuem para a desidratação da região das pálpebras, deixando as olheiras mais evidentes.

Pessoas com muita rinite ou congestão nasal também sofrem com olheiras devido a formação de um edema na região, assim como as pessoas que roncam bastante. Alguns medicamentos como colírios e antipsicóticos também podem aumentar as olheiras.

Aprenda como combater as olheiras

Bom, quando as olheiras advém de um questão vascular é muito importante se manter hidratado, e para isso, você precisa dormir corretamente, se alimentar bem, evitar o consumo de álcool e cigarro.

O tratamento pode ser realizado com um ácido chamado, Ácido Tioglicólico. Ele tem a capacidade de remover a hemossiderina depositada pelo sangue. Durante o tratamento, que pode ser realizado em casa, a pessoa aplica uma fina camada do ácido na região afetada e assim que acordar pela manhã, basta lavar o rosto. Com isso, a região começa sofrer um clareamento gradativo.

Outra forma de utilizar esse ácido é na forma de peeling, porém, esse procedimento precisa ser realizado no consultório médico. Podem ocorrer uma leve ardência e vermelhidão na região durante a aplicação, mas, por não se tratar de um ácido muito agressivo, os efeitos são perfeitamente suportáveis.

Já no caso da olheira causada pelo excesso de melanina, são utilizados tratamento com efeitos clareadores, basicamente os mesmos  usados para a face, como a Hidroquinona, Ácido Glicólico, Ácido Kójico.

Nesses casos, o laser também pode ser usado, principalmente a luz pulsada, que age acalmando as células que causam a hiperpigmentação, os chamados melanócitos. Assim como peeling, as sessões com a luz pulsada podem ser realizadas a cada 15 dias ou até mesmo mensalmente.

Para concluir, quero lembrar que praticamente todos nós temos os dois mecanismos de olheiras, tanto a vascular quanto a hiperpigmentação. Por isso, na hora de iniciar um tratamento, é interessante associar mais de uma abordagem, e o mais importante, combater as olheiras deve ser algo contínuo, afinal de contas, os fatores que estimulam a sua formação das olheiras estão sempre presentes no nosso dia.

Espero que vocês tenham gostado das dicas sobre como combater as olheiras. E se você está em busca de um produto com eficácia comprovada, conheça o Eveneyes. Ele atua em todos os fatores causadores das olheiras.

Lembra da HEMOSSIDERINA depositada pelo sangue nas pálpebras? Então, os componentes do Eveneyes atuam direto nos pigmentos que causam as manchas, promovendo o clareamento gradativo do local e reduzindo as olheiras.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.