Dicas para combater os pés rachados

Você gosta de usar um salto alto ou um sapatinho aberto, mas morre de vergonha de sair na rua com o calcanhar todo ressecado e cheio de rachaduras? Esse problema é mais comum do que você imagina e se chama Hiperceratose Plantar. Mas não se preocupe, no texto de hoje darei algumas dicas para combater os pés rachados.

A hiperceratose plantar se caracteriza pela formação de uma pele espessa e dura na sola dos pés. Isso acontece porque a pele da região produz queratina em excesso, deixando o calcanhar com aquele aspecto de terra seca e rachada. Em alguns casos, o região coça bastante e as vezes até machuca, por isso é importante procurar um tratamento médico.

Muita gente pensa que o problema tem relação com o ácido úrico, mas isso não é verdade. O ácido úrico provoca uma doença chamada gota, mas são duas coisas completamente diferentes. Mas dr. Lucas! O que eu faço pra me livrar desse problema? Veja as dicas para evitar os pés rachados.

1 Não lixe os pés

Isso mesmo! A primeira dica é não lixar os pés. É comum que as pessoas lixem a pele do calcanhar na tentativa de reduzir a sua espessura, mas isso acaba provocando o chamado efeito rebote, ou seja, ao invés de afinar a pele, ela se torna ainda mais grossa. Pois, o corpo entende a ação da lixa, como uma necessidade de produzir ainda mais queratina.

2 Creme queratolítico para combater os pés rachados

Esses cremes funcionam como esfoliantes químicos e são bastante úteis no tratamento da hiperqueratose plantar. Um dos esfoliantes mais conhecidos é a uréia, que em concentrações acima de 20% serve para esfoliar a pele. Assim como a uréia, o Ácido Salicílico também cumpre esse papel. Os ácidos são muito utilizados em tratamentos de pele, inclusive, nós já conversamos sobre o uso do ácidos para tratar cicatrizes de acne e espinhas.

Porém, é importante salientar que o uso dessas substâncias deve ser contínuo, uma vez que não existe uma cura definitiva para os pés rachados, ou seja, caso você pare com o tratamento, o problema retornará.

3 Evite atrito da região

Andar descalço ou usar calçados muito desconfortáveis são ações que aumentam o atrito o que estimula a pele dos pés a produzir mais queratina, piorando as rachaduras.

4 Meias esfoliantes para combater os pés rachados

As meias esfoliantes são encontradas em farmácias e funcionam da seguinte maneira: a pessoa coloca os pés em um saquinho plástico e aguarda por uma hora até que o produto faça efeito. Depois disso é só lavar os pés e aguardar entre 3 e 5 dias até que a pele velha sofra uma descamação, dando lugar a uma pele mais fina, macia e suave.

5 Queratose Pilar

A Queratose Pilar é uma variante da plantar e geralmente acomete a região posterior dos braços formando pequenas bolinhas. Ela também pode surgir na região glútea ou na lateral das coxas. Nesses casos, o tratamento é basicamente o mesmo, e a recomendação é evitar de ficar coçando ou apertando.

Para concluir, gostaria de dizer que apesar de não ter um tratamento definitivo, os tratamentos utilizados atualmente ajudam a contornar a situação, produzindo ótimos resultados. Espero que vocês tenham gostado dessas dicas para combater os pés rachados. Até a próxima!

E se você procura tratamentos completos para cuidar da sua pele e dos seus cabelos, aproveite para conhecer a Éclairé. Durante muitos anos, estudei com os melhores médicos e participei dos maiores eventos sobre dermatologia e tricologia do mundo, até finalmente estar pronto para desenvolver a minha própria linha de produtos para cabelo.

Todos os produtos foram desenvolvidos com base em evidências e estudos científicos, para garantir um tratamento completo e que realmente traga resultados. Conheça a linha Éclairé, em especial o Queraless e o Hidrabody, que juntos, irão hidratar profundamente a sua pele, retendo a quantidade adequada de água e cuidando para que sua pele se mantenha macia e saudável.

Utilize o nosso cupom DRLUCASBLOG e ganhe desconto para iniciar o seu tratamento. 🙂

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.