Com o verão chegando, é importante que você conheça alguns cuidados básicos que devem ser tomados para proteger o cabelo no verão com relação à exposição solar e contato com a água do mar e piscina.
Portanto, é preciso entender quais os efeitos negativos o verão pode trazer para os cabelos, são eles: ressecamento das pontas dos fios, cabelo mais frágil e quebradiço e desidratação.
Todos esses fatores fazem mal para a saúde dos fios e fazem com que o cabelo perca sua força o brilho.
Por isso, para que você possa curtir a estação mais quente do ano com tranquilidade, conheça as melhores formas para proteger o cabelo no verão.
Antes de se expor ao sol, invista em proteção
Assim como os protetores solares faciais, é importante que você utilize protetores para os fios. Essa prática faz com o que o couro cabeludo seja protegido, assim como o cabelo como um todo.
– Saiba mais: Os 5 erros mais comuns na hora de usar protetor solar
Porém, é preciso investir em protetores específicos para os fios, visto que o filtro solar para a pele não possui o mesmo efeito no cabelo, além de poder depositar resíduos e danificar a raiz capilar.
É também possível utilizar o denominado leave-in, um produto aplicado como finalizador nos fios, que contenha um fator de proteção contra os raios UVA/UVB.
É recomendado que ele seja utilizado somente no comprimento dos fios e reaplicado após o banho de mar ou de piscina.
Por isso, invista produtos com proteção contra os raios nocivos do sol como uma das boas dicas para proteger o cabelo no verão.
Cuide com o pós-praia/piscina
Quer manter o seu cabelo hidratado e saudável durante todo o verão? Tenha um cuidado especial ao se expor a água salgada ou de piscina.
Após aproveitar o dia na praia ou na piscina, é imprescindível que os cabelos sejam lavados imediatamente com água corrente, preferencialmente fria, e com um shampoo adequado para essa exposição.
É também indicado que o shampoo seja passado duas vezes para que os fios fiquem realmente limpos e que um condicionador hidratante seja passado no comprimento do cabelo, não sobrecarregando a raiz capilar.
Além disso, caso o cabelo esteja bastante ressecado, é indicado investir em uma hidratação mais profunda para que a saúde dos fios seja restaurada.
Redobre a atenção com cabelos tingidos
Se o seu cabelo possui algum tipo de química, é preciso redobrar a atenção, visto que ele estará mais frágil e poderá sofrer despigmentação, além de ressecamento e quebra dos fios.
Por isso, esse é o momento de investir em um tratamento para cabelos tingidos, como um creme de hidratação. Ele poderá ser aplicado durante antes da sua rotina começar e ficar agindo durante todo o dia para que a saúde capilar seja preservada.
Não penteie o cabelo molhado
Uma prática bastante comum no verão é pentear os cabelos molhados, porém, é conhecido que ao fazer isso, os fios são quebrados mais facilmente.
O ideal é apenas ajeitar os fios usando os dedos, contudo, não fazer isso em excesso para não deixar o cabelo oleoso.
– Conheça essas dicas: 10 cuidados para evitar cabelo oleoso
Nós esperemos que com essas dicas sobre como proteger o cabelo no verão você possa curtir a estação de forma despreocupada e com a saúde dos fios em dia.
Até a próxima!