No texto de hoje, quero falar com você que adora usar boné. Afinal, qual é a relação entre boné e calvície? Será mesmo que o uso desse acessório pode deixar você careca? Chegou a hora de entendermos melhor o assunto.
Não é de hoje que os acessórios para a cabeça são relacionados com a queda de cabelo.
Boné e Calvície
Há muito tempo, os primeiros estudiosos de cabelo já desconfiavam que poderia existir alguma relação entre os acessórios usados na cabeça e o desenvolvimento da calvície.
Eles observaram que alguns jovens que usavam cartola apresentavam queda de cabelo, e associavam a prática com o desenvolvimento da calvície.
Segundo eles, a cartola comprimia as artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e causando a morte dos folículos.
Contudo, o avanço da medicina mostrou que a cartola não comprimia as artérias que irrigavam o couro cabeludo, e que na verdade, a questão genética era uma das principais culpadas pela calvície precoce em jovens.
Fatores ambientais e calvície
Além da questão genética, já está comprovado que os fatores ambientais cumprem papel determinante na queda dos cabelos.
É isso mesmo! A maneira como a pessoa leva vida está diretamente relacionada com a gravidade e a progressão da calvície.
Fatores como a alimentação, nível de estresse, qualidade do sono, obesidade e sedentarismo são alguns dos fatores considerados nocivos para a saúde dos cabelos.
Não raramente, encontramos casos de irmãos que são gêmeos idênticos, mas que apresentam cabelos completamente diferentes justamente por influência dos fatores ambientais.
Voltando ao nosso tema principal, toda vez que o couro cabeludo é obstruído, seja por boné, chapéu, capacete ou touca, ele começa a secretar sebo através das glândulas sebáceas.
Isso deixa o cabelo oleoso, e como sabemos, a oleosidade traz consigo o maior vilão da calvície: a di-hidrotestosterona, popularmente conhecida como DHT, que se liga aos folículos causando o enfraquecimento e a queda dos fios.
BONÉ E DOENÇAS CAPILARES
Além da oleosidade, a obstrução folicular aumenta a inflamação do couro cabeludo, favorecendo o aparecimento de doenças, como a dermatite seborreica (caspa), psoríase capilar e proliferação de fungos.
Geralmente, as pessoas que usam muito boné reclamam da coceira e da caspa que não desaparece. Mas, quando vamos investigar, elas usam boné até em casa.
É por isso que não recomendo o uso diário e prolongado do boné ou de qualquer outro acessório que cubra a cabeça.
Se você é realmente obrigado a usar esses acessórios no seu dia a dia, minha sugestão é que você use um lenço sobre a cabeça para evitar a fricção, e, assim que possível, retire o acessório.
Lave o cabelo todos os dias, principalmente com água fria, pois a água quente aumenta a inflamação, resseca os fios e ao mesmo tempo piora a oleosidade do couro cabeludo.
Resumindo, se você tem problema de calvície, evite ao máximo o uso de bonés, capacetes e coisas do tipo. E sempre que usá-los, faça por pouco tempo. Lembre-se também de lavar o cabelo diariamente com um shampoo próprio para seu cabelo.
Se você não tem nenhum problema de calvície, pode usar boné sem tanta preocupação, mas consciente de que também etá sujeito às outras doenças capilares.
E aí, gostou deste conteúdo?
Se você gostou deste e de outros conteúdos aqui do BLOG, então, compartilhe com seus amigos. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube e tenha acesso a conteúdo exclusivo e atualizado sobre pele, barba, cabelo e tratamentos estéticos.