Anticoncepcionais: piores para acne e pele oleosa

No texto de hoje, quero falar com as mulheres que sofrem com a acne ou com o excesso de oleosidade na pele. Será que esses problemas podem ser causadas pelo uso de anticoncepcionais?

Digo isso porque é muito importante tratar a origem do problema que está provocando a acne.

De nada adianta tratar a acne e continuar estimulando a sua produção.

Existem anticoncepcionais bons para a pele?

Sei que para muitas mulheres, o anticoncepcional se tornou  um item indispensável. Então, a primeira coisa a ser feita é investir em um produto que faça bem para a sua pele. Sim, existem anticoncepcionais que melhoram a textura da pele e reduzem a oleosidade.

Mas, como nem tudo são flores, esses anticoncepcionais também trazem efeitos colaterais importantes. Isso acontece porque eles deixam o sangue mais espesso, piorando problemas de varicose, trombose, entre outros. Inclusive, vários anticoncepcionais vendidos no Brasil, são proibidos em outros países.

Riscos dos anticoncepcionais para a saúde

Infelizmente, os anticoncepcionais bons para a pele e o cabelo podem trazer riscos para a saúde da mulher.

Existem relatos de anticoncepcionais causando trombose cerebral em meninas novas, levando ao coma em alguns casos. Por isso, nunca tome anticoncepcional sem orientação médica. 

Outro problema desses anticoncepcionais teoricamente “benéficos”, é que eles reduzem bastante a testosterona livre, um hormônio importante para a libido da mulher.

E olha só que controverso, a mulher vai à ginecologista com um problema de redução de libido por causa do anticoncepcional, e a ginecologista prescreve a reposição de testosterona.

Sabe aquele gelzinho de testosterona? Então, ele gera queda de cabelo e aumento da oleosidade na pele.

Agora que você já sabe algumas curiosidades sobre os anticoncepcionais, vamos conhecer quais são os piores para quem sofre com acne e espinhas.

Anticoncepcionais injetáveis trimestrais 

Uma verdadeira bomba hormonal de progesterona, que por sua vez, possui uma parte androgênica, ou seja, produz hormônios masculinos, piorando a oleosidade da pele, afinando o cabelo e provocando queda capilar.

Pílula do dia seguinte

Mulheres que usam pílula do dia seguinte de forma recorrente também podem sofrem com os mesmos problemas apresentados pelos injetáveis trimestrais.

Injetável mensal

Nem deveria existir mais. O posto de saúde distribui porque é barato e acessível, mas, as mulheres que utilizam esse tipo de anticoncepcional se queixam de inchaço, ganho peso, pilificação facial, entre outros efeitos colaterais.  

DIU Mirena

O diu de Mirena contém um hormônio chamado levonorgestrel, um fármaco usado em contraceptivos hormonais de segunda geração.

É um tipo de progesterona sintética, derivada do progestágeno. Por mais que a absorção seja menor, existem muitos relatos de mulheres que se queixam do aumento da oleosidade, das espinhas e da queda de cabelo.

Concluindo, não adianta tratar a acne de um lado e estimular o seu aparecimento do outro por meio do uso de anticoncepcionais que estimulam as espinhas e oleosidade.

Alternativa não hormonal

Mas o que fazer para fugir dos hormônios? Um método contraceptivo bem legal, que não mexe com a parte hormonal, é o DIU de cobre.

O DIU de cobre causa um efeito irritativo e não altera a parte hormonal da mulher, contudo, não são todas as mulheres que se dão bem com ele.

Acertando na escolha do anticoncepcional, você já conseguirá uma boa melhora na questão da acne e do excesso de oleosidade.

Se você gostou deste e de outros conteúdos aqui do BLOG, então compartilhe com outras pessoas e ajude essas dicas de saúde a chegarem cada vez mais longe. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube e tenha acesso a milhares de vídeos sobre saúde, beleza e bem-estar.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.