Unha encravada: 4 dicas para combater esse mal

Você está sofrendo com a unha encravada e não aguenta mais passar tanta dor? Então, veja algumas dicas que preparamos para ajudar você a se livrar desse problema tão desagradável.

1 Corte as unhas corretamente

A primeira dica é uma das mais importantes. Sempre corte as suas unhas em linha reta. Assim você evita que ela entre na pele, gerando inflamações doloridas, mal cheirosas e purulentas.

2 Medicamentos

Muitas vezes, as unhas encravadas se tornam tão doloridas e inflamadas que a pessoa precisa de ajuda médica. Nesses casos, o médico poderá prescrever antibióticos e anti-inflamatórios que combatam a infecção.

3 Órteses para unha encravada

Pouca gente sabe, mas existem órteses para corrigir as unhas encravadas. A metodologia é semelhante àquela usada nos aparelhos dentários.

Através da tração no local, a órtese ajuda a unha a crescer corretamente, evitando que ela perfure a pele. Mas atenção, as órteses devem ser implantadas por um médico.

4 Cirurgia para a remoção da matriz ungueal

Se você já tentou todas as alternativas e não obteve resultado, o jeito será partir para a cirurgia de cantoplastia.

Não se preocupe, trata-se de uma cirurgia super simples e com anestesia local.

O objetivo é retirar o excesso da unha que está encravada na pele e em seguida remover todo o material infeccionado e purulento. Em alguns casos é necessário dar ponto.

DICA PARA TRATAR UNHA ENCRAVADA!

Para acabar com a unha encravada é necessário eliminar a sua matriz, ou seja, a “fábrica” que está produzindo a unha defeituosa.

Se a destruição dessa matriz ungueal não for feita, o procedimento cirúrgico vai ter um efeito passageiro e logo a unha começará a machucar novamente. Portanto, acertar na escolha do médico ajudará no sucesso do seu tratamento.

Para destruir a matriz ungueal, o médico poderá usar eletrocautério e até mesmo ácidos específicos na região.

MAIS DIFÍCIL DO QUE PARECE
Em alguns casos mais graves, nem mesmo a cirurgia consegue resolver o problema de forma definitiva, sendo necessário repetir o procedimento de tempos em tempos. Mas, essas dicas já vão ajudar bastante a amenizar suas crises.

Se você gostou deste e de outros conteúdos aqui do BLOG, então compartilhe com outras pessoas e ajude essas dicas de saúde a chegarem cada vez mais longe. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube e tenha acesso a milhares de vídeos sobre saúde, beleza e bem-estar.