DISIDROSE: como lidar com a coceira nas mãos?

Você sente muita coceira nas mãos? Os mais antigos diziam se tratar de um sinal de dinheiro ou, então, de alguma boa notícia, mas, na verdade, trata-se de uma condição chamada disidrose, e será sobre ela que nós falaremos hoje.

Primeiramente, o nome disidrose não é o mais adequado, uma vez que a condição não tem relação com a sudorese.

O que é Disidrose?

A disidrose é caracterizada pelo surgimento de bolinhas de água que podem surgir nas palmas das mãos, nos dedos e na sola dos pés, causando uma coceira bastante incomoda, principalmente no verão. A coceira provocada pela disidrose difere da coceira comum, porque pode causar um pouquinho de dor.

Existem várias causas para a disidrose, a disidrose palmo plantar, por exemplo, que acontece só nas mãos e nos pés pode ser causada por fungos, bactérias, substâncias ácidas e produtos químicos que lesionam essas regiões.

Contudo, na maior parte das vezes, a causa base não é descoberta.

Suspeita-se que alguns casos possam ser desencadeados pelo estresse. E saiba, essa doença ainda não tem cura. Todavia, já existem tratamentos que melhoram bastante a situação.

Prevenção da Disidrose

Para prevenir e reduzir os surtos de disidrose, a mão deve estar sempre bem hidratada e protegida contra os agentes externos.

Pessoas que trabalham com produtos químicos, utilizam luvas de látex ou ficam em contato com pós têm mais chances de lesionarem a palma das mãos.

Entre os melhores hidratantes estão a ureia, numa concentração, geralmente usado, de 3 até 10%. Acima disso, a ureia começa a se tornar queratolítica, causando um efeito abrasante na pele.

Também podemos citar como bons hidratantes, os cremes de ceramidas e PCA de sódio, pois, esses compostos realmente vão hidratar a mão, criando uma barreira entre a mão e o meio.

Tratamento

Se mesmo com os cuidados, a coceira persistir, procure um dermatologista para investigar o seu caso.

O tratamento para eliminar as bolhas e aliviar a coceira costuma incluir cremes e pomadas para esfregar nas áreas afetadas, mas, somente um médico poderá prescrever a melhor terapia para o seu caso específico.

Geralmente, as pomadas são mais eficazes que os cremes, uma vez que, a pomada possui uma textura mais oleosa. Já o creme é mais fino e macio.

Entre os corticoides mais usados estão a betametasona, mometasona, hidrocortisona, dependendo da lesão. Mas atenção, não se automedique, pois isso pode ser perigoso para a sua saúde. Além disso, o uso contínuo das pomadas de corticoide pode trazer riscos para sua saúde.

Use, no máximo, duas vezes ao dia, somente enquanto a pele estiver irritada. Melhorou? Suspenda o corticoide e permaneça apenas com o hidratante.

Embora não exista uma cura, o tratamento correto pode aliviar muito as crises e reduzir essa coceira que pode se tornar insuportável.

Se você gosta do conteúdo publicado aqui no BLOG, compartilhe com outras pessoas. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube. Nós postamos vídeos novos quase todos os dias, sempre com informação atuais sobre saúde, beleza e estética.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.