No texto de hoje, vamos conversar sobre um produto bastante versátil e muito utilizado nas áreas da saúde e da estética: o carvão ativado. Será mesmo que o uso do carvão ativado nos cabelos traz benefícios?
CARVÃO ATIVADO X CARVÃO DE CHURRASQUEIRA
Muita gente pensa que carvão é tudo igual, mas não é bem assim. O carvão de churrasqueira possui muitas toxinas, não sendo indicado para outros fins. Já o carvão ativado vem de fontes naturais, como, por exemplo, da casca de coco.
Em altas temperaturas, a matéria orgânica presente no carvão ativado libera gases e se expande, tornando-se um tipo de esponja, capaz de absorver outras substâncias, inclusive venenos e medicamentos.
É por isso que, quando uma pessoa usa algum tipo de remédio em excesso, os médicos podem utilizar o carvão ativado como “antídoto” capaz de drenar as toxinas.
Além do uso via oral, o uso tópico do carvão ativado na pele ou no couro cabeludo consegue remover a oleosidade e fazer uma limpeza profunda no local.
É por isso que o carvão ativado pode ser facilmente encontrado nas máscaras anti-acne. Ele deixa a pele do rosto mais lisa, seca e suave. Isso acontece porque o carvão ativado absorve cerca de CEM a MIL VEZES o seu próprio peso.
CARVÃO ATIVADO NOS CABELOS
No couro cabeludo, o carvão ativado absorve o sebo e demais toxinas danosas à saúde capilar.
Essa limpeza profunda é importante para desentupir os poros e facilitar a entrada de ativos, como, por exemplo, o Minoxidil para tratar a calvície.
Muitas vezes, a pessoa utiliza os produtos corretamente, mas não faz a limpeza adequada dos poros, comprometendo os resultados.
É nessa hora que o carvão ativado entra em cena. Ao absorver as toxinas, ele deixa o couro cabeludo mais limpo, favorecendo o desenvolvimento saudável da microbiota capilar.
Está provado que o carvão ativado é antibacteriano e antifúngico. Isso é muito importante para as pessoas que sofrem com descamação ou inflamação do couro cabeludo.
Quando o nosso couro cabeludo inflama, alguns fungos se aproveitam para colonizar a região, gerando ainda mais inflamação.
COMO USAR O CARVÃO ATIVADO NOS CABELOS?
Para usar o carvão ativado no couro cabeludo, você pode combiná-lo com a babosa. Essa combinação trará ainda mais benefícios e reduzirá a inflamação. Em breve, ensinarei como você deve preparar e utilizar as receitas caseiras.
VOCÊ GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
Se você gostou deste e de outros conteúdos do BLOG, compartilhe essa informação.
Aproveite para me seguir no Instagram e se inscrever em meu Canal no YouTube. Todos os dias nós postamos informações de qualidade e novidades sobre barba, pele e cabelo.
Um forte abraço e até a próxima!