Coceira no couro cabeludo: como tratar?

A coceira no couro cabeludo é uma queixa comum no consultório médico, principalmente no inverno.

Por isso, no texto de hoje, vamos entender o significado da coceira na cabeça e como se livrar dela naturalmente.

Existem vários motivos que podem levar à coceira na cabeça. Caspa, alergias, doenças autoimunes, psoríase capilar e inflamação estão entre as causas principais.

Dito isso, chegou a hora de conhecermos alguns tratamentos naturais que podem ajudar você a se livrar da coceira.

Óleo de melaleuca ou Tea Tree

O óleo de melaleuca possui funções antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, reduzindo a inflamação e, consequentemente, a coceira. Estudos também demonstram que o óleo de melaleuca reduz a descamação e a colonização por fungos.

Trate a coceira no couro cabeludo com Yoga

Estudos demonstram que pessoas que praticam atividade física regularmente, principalmente yoga, relaxamento, concentração, entre outras técnicas de meditação experimentam uma melhora da coceira e do prurido no couro cabeludo. Lembre-se que a pele é um dos principais órgãos de choque em nosso corpo.

Desse modo, quando a pessoa está muito estressada, nervosa ou inflamada, isso acaba refletindo no couro cabeludo. É aí que entra o yoga, uma prática milenar e natural para tratar a coceira.

Limpe sua escova de cabelo

Remover os cabelos velhos da escova de cabelo e lavá-la muito bem com água e sabão é importante para evitar a coceira na cabeça.

Toda vez que você usa uma escova ou pente sujo, você carrega substâncias ruins para o seu cabelo. Existem fungos que podem se fixar na sua escova e recolonizar a todo momento seu couro cabeludo.

Coceira no couro cabeludo: Mascaras com mel

Existem vários estudos científicos demonstrando a eficácia do mel como antibacteriano, anti-inflamatório e antifúngico, reduzindo a colônia de fungos que pode estar provocando a coceira na sua cabeça. Além disso, às vezes o teu couro cabelo está irritado ou inflamado, e a máscara de mel pode trazer benefícios.

Evite alimentos inflamatórios

É muito importante evitar alimentos que pioram a inflamação no corpo como um todo, inclusive no couro cabeludo. Portanto, evite o consumo de farinhas e carboidratos refinados, conservantes, glúten, leite e derivados são apenas alguns exemplos de substâncias que podem piorar a coceira na sua cabeça e você nem imagina.

Por outro lado, alimentos como o óleo de coco, vinagre de maçã e azeite de oliva ajudam a reduzir os processos inflamatórios. Quanto mais natural for a sua alimentação, melhor!

Química no cabelo

É muito importante reduzir o contato entre o seu couro cabeludo e os produtos químicos. Por isso, tome cuidado até mesmo com shampoos e condicionadores que podem irritar o couro cabeludo, gerando descamação e coceira.

Principais causas da coceira na cabeça

O motivo mais comum da coceira na cabeça é a caspa. Porém, doenças como a rosácea, doenças autoimunes e inflamatórias, como, por exemplo, a alopecia areata, alopecia frontal fibrosante, líquen plano  pilar e lúpus também podem gerar inflamação e coceira.

Mas, como são muitas as causas, o ideal é consultar um médico para investigar a fundo a causa da coceira.

Se você gostou deste e de outros conteúdos aqui do BLOG, então compartilhe com outras pessoas e ajude essas dicas de saúde a chegarem cada vez mais longe. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube e tenha acesso a milhares de vídeos sobre saúde, beleza e bem-estar.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.