Coenzima Q10 e seus benefícios para a saúde

No texto de hoje, vamos conversar sobre os benefícios da coenzima Q10 para a saúde, inclusive dos cabelos. Afinal, será mesmo que ela consegue reverter o embranquecimento dos fios? Chegou a hora de descobrir!

Qual a função da coenzima Q10?

As informações que apresento foram divulgadas no estudo: “coenzyme Q10 has anti-aging effects on human hair”.

Primeiramente, essa substância atua em uma parte da célula chamada mitocôndria, que nada mais é do que a nossa “fábrica de energia”, que usamos para manter nosso corpo vivo.

Se a nossa fábrica de energia não está funcionando bem, o nosso corpo não tem força o suficiente para manter a saúde dos nossos cabelos, que como se sabe, exige muita energia 24h por dia.

Nesse exato momento, seu cabelo está crescendo, e ele continuará crescendo quando você estiver dormindo. Todo o seu corpo estará em repouso, exceto seu cabelo, que nunca para de crescer.

Por outro lado, se nós aprimorarmos nossas mitocôndrias, fornecendo-lhes o combustível necessário para elas produzirem energia, podemos obter inúmeros benefícios, inclusive a pigmentação dos cabelos.

Funciona assim: o nosso produz novos fios de cabelo, novas moléculas de proteína, e também, de  pigmentação para manter o cabelo sempre pigmentado.

Quando acontece um problema oxidativo ou falhas na produção da melanina, proteína responsável por pigmentar os fios, o cabelo pode começar a ficar branco.

Nesta hora, a coenzima Q10 atua aumentando o metabolismo celular, fazendo com que os melanócitos aumentem sua produção de melanina. Lembrando que não existe uma maneira de reverter os fios que já estão totalmente brancos. Por outro lado, os fios que estão se tornando grisalhos, pálidos e sem pigmentação ainda podem ser recuperados.

Fatores que causam a deficiência de coenzima Q10

Existem algumas condições que favorecem a deficiência de coenzima Q10, como, por exemplo:

Pessoas que não comem carne;

Pessoas que usam remédios para tratar colesterol, dislipidemia ou hipertensão arterial;

Vale lembrar que a coenzima Q10 possui um efeito bastante benéfico na melhora do perfil lipídico, regulando o colesterol.

Muitas pessoas com fadiga, desânimo ou falta de energia podem estar carentes de coenzima Q10, justamente devido ao seu papel na geração de energia. Já pensou, você aí tomando antidepressivos, ansiolíticos e na verdade o seu problema é falta de coenzima Q10?

Mas calma lá! Nada de interromper o uso da sua medicação sem a autorização e a supervisão do seu médico. Cada caso é um caso, mas, não custa nada você solicitar ao seu médico a realização de exames para dosar seus níveis de coenzima Q10.

Indivíduos que trabalham muito com o intelecto, ou que estão estudando para concursos, por exemplo, se beneficiam da suplementação com Q10.

Pessoas com distúrbios cardíacos também fortalecem o bombeamento realizado pelo coração.

Não é à toa que a gente colocou a coenzima Q10 em um dos nossos produtos.

O Silver Free contém essa substância para melhorar a fábrica de energia e ajudar a combater os cabelos brancos.

Qual a dose recomendada?

A dose recomendada de coenzima Q10 varia muito entre as pessoas, mas, uma dose em torno de 100 mg a 200 mg é o suficiente para uma pessoa adulta.

Espero que tenham gostado de mais essa alternativa natural para ajudar na sua produção de energia.

A coenzima Q10 mostrou ser uma grande aliada no aumento da disposição e na melhora do desempenho como um todo. Além de ser eficiente no combate dos cabelos brancos, mas, somente a suplementação não faz milagre. É preciso adotar um estilo de vida mais saudável.

E aí, gostou da leitura?

Se você gostou deste e de outros conteúdos aqui do BLOG, compartilhe com seus amigos. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube e tenha acesso a conteúdo exclusivo e atualizado sobre pele, barba, cabelo e tratamentos estéticos.

Um forte abraço e até a próxima.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.