Pimenta no cabelo: conheça os benefícios

A dica de hoje é um pouco picante, pois, falaremos sobre o uso tópico da pimenta no cabelo. Será mesmo que passar pimenta acelera o crescimento capilar?

De tempos em tempos surgem dicas caseiras prometendo ajudar a melhorar a saúde e a beleza dos cabelos. Muitas delas não funcionam, mas outras, de fato, possuem fundamento. É o caso da utilização da pimenta para acelerar o crescimento do cabelo.

Mas, atenção! Não são todas as pimentas que oferecem os benefícios que veremos a seguir.

PIMENTA CAIENA

Neste caso em especial, estamos falando da Pimenta Caiena, uma planta originária das Américas Central e do Sul, mas que hoje pode ser encontrada em outros continentes.

Essa pimenta tem uma boa quantidade de vitamina A, C, E, K e vitaminas do complexo B. Entre os principais minerais presentes na pimenta estão o magnésio, ferro, potássio e o manganês. Tudo isso ajuda a fortalecer os fios e reduzir a queda.

Para completar, a pimenta caiena tem função antioxidante e anti-inflamatória, ajudando a combater a caspa e o envelhecimento precoce.

Os antioxidantes reduzem o envelhecimento ao combaterem os radicais livres, que nada mais são do que o lixo produzido pelo nosso corpo ao longo do dia.

A estrela da pimenta fica por conta da capsaicina – substância que reduz a inflamação, gerando a melhora da pele afetada, inclusive em relação à caspa.

Além disso, a capsaicina aumenta o fluxo de sangue até o couro cabeludo, ofertando mais oxigênio e nutrientes que ajudam o cabelo a se desenvolver de maneira mais saudável.

PIMENTA NO CABELO

Ainda não existem estudos científicos de grande expressão demonstrando a ação da pimenta caiena nos cabelos.

Porém, devido ao seu efeito antioxidante e anti-inflamatório, bem como a oferta de vitaminas C e E, podemos deduzir que a pimenta caiena pode, sim, ser uma grande aliada no combate à queda capilar e no crescimento do cabelo.

Outro estudo muito legal mostrou que as substâncias da pimenta caiena conseguem aumentar a circulação sanguínea, aumentando a entrega de nutrientes para a pele, e, possivelmente, para o couro cabeludo.

Contudo, fica novamente o alerta: nada de sair passando pimenta na pele e nos cabelos. Isso pode ser perigoso para a sua saúde.

E AÍ, CURTIU?

Se você gostou deste e de outros textos aqui do BLOG, compartilhe com seus amigos. Assim, você nos ajuda a levar informações de qualidade para mais pessoas.

Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube. Todas as semanas eu posto vídeo com conteúdo atualizado sobre barba, cabelo, pele e tratamentos estéticos.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.