Cabelo bonito e saudável: 7 dicas de ouro

Você sonha com um cabelo bonito e saudável? Então, você precisa ler esse texto até o final.

A verdade é que todo mundo deseja um cabelo desses de artista de novela, mas, a maioria das pessoas nem sabe por onde começar.

Portanto, no texto de hoje, quero compartilhar com você algumas dicas preciosas que ajudarão você a fazer as pazes com as suas madeixas de um jeito simples e sem gastar quase nada.

Manter alguns cuidados fundamentais para cabelos saudáveis pode fazer parte da sua rotina sem grandes esforços. Basta fazer seu compromisso com a saúde capilar um hábito e, acredite, tudo ficará mais fácil.

1. Usar os produtos adequados para seu tipo de cabelo

Se você quer ter um cabelo bonito, então comece escolhendo os procutos certos.

Cabelos secos pedem produtos que reponham a água e a gordura natural dos fios. Já os cabelos oleosos precisam de um maior controle da oleosidade.

Se o seu cabelo é cacheado, aposte em produtos que favoreçam as curvas naturais dos fios.

Em outras palavras, escolher um produto considerando apenas seu perfume ou por estar na moda é um erro que você não deve cometer.

Respeite as necessidades próprias do seu cabelo. Ah, essa dica não vale só para os cosméticos, mas também para as escovas que você usa. Uma escolha errada pode danificar os fios, levando à quebra dos mesmos.

2. Cuidar da alimentação

Não adianta nada escolher os melhores produtos para os cabelos e manter uma alimentação está completamente desequilibrada. Todo o alimento consumido é essencial para fortalecer os fios deixando-os brilhantes.

Nutrientes como minerais, vitaminas, proteínas e grãos integrais são excelentes quando presentes nos cosméticos, porém, ainda mais eficazes quando o organismo obtém por meio da alimentação.

3. Quer um cabelo bonito? Fuja do álcool e do cigarro

Consumir drogas como álcool e cigarro aumenta a liberação de radicais livres no organismo, ocasionando inflamação de vários tecidos inclusive o couro cabeludo. Assim, ambos estão associados ao aumento do hormônio DHT, responsável pela calvície, além de piorarem muito a queda de cabelo.

Leia também: Existe cura para a calvície?

4. Cuidado com estresse, ansiedade e depressão

Se você quer manter seu cabelo com um aspecto saudável, então deve gerenciar suas emoções.

Quando as emoções não estão equilibradas, as alterações no couro cabeludo são muito comuns, o que pode provocar uma maior queda capilar. Do mesmo modo, o estresse crônico pode aumentar a oleosidade, desencadeando quadros de descamação e dermatite seborreica. Afinal, tudo em nosso corpo está interligado.

Uma maneira de passar longe desses problemas é a prática de atividades físicas. Se sentir que não consegue lidar com essas emoções de forma autônoma, não hesite em procurar ajuda profissional.

5. Não durma com os cabelos molhados

Quanto menos tempo você passar com os cabelos molhados, melhor, pois, a raiz úmida favorece a proliferação de fungos e bactérias nocivas ao couro cabeludo.

Quando você mantém os cabelos muito tempo molhados ou, especialmente, dorme com os cabelos molhados, contribui com o surgimento das doenças capilares. Além disso, não recomendo que você prenda os cabelos molhados.

6. Um cabelo bonito começa com um couro cabeludo saudável

O couro cabeludo pode esconder doenças que você nem imagina, portanto, fique atento a alterações como coceiras, descamações e queda de cabelos. Esses sintomas podem indicar problemas como eczema, psoríase de couro cabeludo, entre outros.

Se você percebe alguma anormalidade, converse com seu médico. Ele será o responsável por diferenciar a caspa simples de uma descamação mais severa, por exemplo, e recomendar o melhor tratamento.

7. Cuidado com chapinhas e secadores

O uso de equipamentos que funcionam á base do calor elevado é cada vez mais comum. No entanto, é preciso usar sempre um bom protetor térmico para evitar os danos causados pelas altas temperaturas.
O secador de cabelos deve ficar a uma distância de até 10 cm do couro cabeludo, sempre em jatos de calor ao movimentar o equipamento, tal como os cabeleireiros fazem.

A chapinha deve ser utilizada nos cabelos sempre secos e limpos. Nada de passar o equipamento no cabelo molhado, pois danifica os fios.

Se você gostou deste e de outros conteúdo aqui do BLOG, então compartilhe com uma amigo ou uma amiga. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube. Com isso, você terá acesso a um conteúdo científico e atualizado sobre saúde, beleza, bem estar e qualidade de vida.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.