Detergente no cabelo. Será que faz bem ou será que faz mal? É isso que veremos no texto de hoje.
Existe a crença de que lavar o cabelo com detergente ajuda a deixá-lo macio e limpinho. Contudo, até que ponto isso é verdade?
O que leva as pessoas a acreditarem que um produto desenvolvido para lavar louça, pode ser bom para higienizar os cabelos?
Para entendermos o papel do detergente, precisamos analisar a sua composição química.
Composição química do detergente
O detergente é uma substância formada por compostos orgânicos capazes de emulsificar a gordura, atuando em diferentes superfícies sem danificá-las.
Os componentes do detergente possuem propriedades que permitem a interação entre o detergente, a água e a gordura, formando uma substância desengordurante e extremamente alcalina.
Isso por si só já entra em conflito com o pH do cabelo e da pele humana.
Você nunca sentiu as mãos ressecadas após passar alguns minutos lavando a louça? Pois então, o detergente retira toda a gordura, inclusive àquela que protege a sua pele.
Porque não usar detergente no cabelo?
O pH do cabelo é levemente ácido devido à ação dos hormônios sexuais.
Agora, você entende porque não deve usar shampoo infantil no seu cabelo. Afinal, o cabelo de uma criança é mais alcalino do que o cabelo de um adulto.
Voltando ao detergente, o seu pH super alcalino acaba abrindo demais as cutículas capilares, o que prejudica muito os fios.
O ressecamento excessivo provocado pelo detergente faz mal para os cabelos, principalmente os mais sensíveis ou tratados com química.
Devemos ter em mente que a indústria desenvolve produtos específicos para cada tipo de cabelo e não será um detergente criado para lavar louça, que trará os melhores benefícios para você.
Em outras palavras, evite ao máximo lavar a sua cabeça com detergente de cozinha. Melhor, não faça isso! Já existem no mercado shampoos de limpeza profunda para esse fim.
Espero que tenha gostado dessas informações. Aliás, aqui mesmo no BLOG você encontra uma série de dicas sobre pele, cabelo, barba e tratamentos estéticos.
Quer aprender mais dicas de saúde e beleza? Então, aproveite para companhar o meu trabalho no Facebook, Instagram e também no YouTube.
E lembre-se: saúde em primeiro lugar!