Óleo de hortelã: benefícios para o couro cabeludo

Você já ouviu falar sobre o óleo de hortelã? Ainda não? Então você vai adorar essas informações!

Tempos atrás, publiquei um artigo aqui mesmo no BLOG falando sobre os benefícios da hortelã para a saúde como um todo.

Vimos que o chá de hortelã auxilia até na regulagem dos hormônios sexuais em mulheres que sofrem com a síndrome do ovários policísticos.

Hoje, contudo, quero conversar a respeito do óleo de hortelã e seu uso tópico no couro cabeludo para estimular o crescimento capilar.

Afinal, será que funciona? Como essa substância age no cabelo?

Chegou a hora de descobrir!

Sobre o óleo de hortelã:

A exemplo de outros óleos essenciais, o óleo de hortelã é extraído das folhas da Mentha, a partir de um processo de destilação, seguido de uma prensagem a frio que preserva as propriedades da planta.

Mas, lembre-se: existem várias espécies de hortelã e você deve se informar com o seu médico antes de aplicar qualquer uma delas no seu couro cabeludo.

Muitas pessoas que utilizam o óleo de hortelã relatam uma sensação de formigamento e queimação na área da aplicação. Isso acontece devido ao seu potente efeito vasodilatador.

A substância estimula a dilatação dos vasos, melhorando a circulação de sangue e ofertando matéria-prima para a produção de cabelos fortes e saudáveis.

Imagine os vasos sanguíneos como sendo as estradas que interligam o nosso corpo.

Se as estradas são muito estreitas, então, o trafego de nutrientes fica limitado. Todavia, se as “pistas” forem maiores e mais largas, a passagem dos nutrientes também aumenta, gerando benefícios para o corpo todo, incluindo os cabelos.

O que diz a ciência?

Um estudo feito com ratos de laboratório mostrou que o uso tópico do óleo de hortelã consegue prolongar a fase anágena, ou seja, a etapa de crescimento dos fios.

Além disso, o óleo de hortelã aumentou a espessura e a profundidade dos fios, gerando cabelos mais saudáveis.

Após quatro semanas, as cobaias que usaram o óleo de hortelã tiveram um crescimento capilar superior às cobaias que usaram o minoxidil: uma das drogas mais conhecidas para estimular o crescimento dos cabelos.

O óleo de hortelã aumentou o calibre dos vasos sanguíneos, favorecendo a irrigação do couro cabeludo, que como se sabe, demanda uma oferta muito grande de sangue e seus nutrientes.

E aí, gostou de aprender mais essa ica natural para melhorar a saúde dos seus cabelos.

Se você curtiu este e outros conteúdos aqui do BLOG, então compartilhe com uma amigo ou uma amiga. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube. Com isso, você terá acesso a um conteúdo científico e atualizado sobre saúde, beleza, bem estar e qualidade de vida, inclusive sobre cuidados com as unhas.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.