Principais causas por trás da dor no peito

Você está com dor no peito e quer saber o que pode ser? Então você chegou ao lugar certo!

Primeiramente, sempre que você sentir dor ou desconforto intenso na região do peito, procure ajuda médica o mais  rápido possível. Afinal, o seguro morreu de velho, não é mesmo?

Geralmente, as pessoas pensam que toda e qualquer dor no peito pode ser sinal de um ataque cardíaco. E, de fato, esse é um dos sintomas mais clássicos da doença.

Mas, saiba que existem outros problemas de saúde que podem provocar essa dor no peito e não ter nada a ver com o temido Infarto agudo do miocárdio.

No texto de hoje, listaremos algumas das principais doenças que podem causar dor no peito e levar você a acreditar que está tendo um infarto. Confira!

Costocondrite e dor no peito

Entre as doenças que causam dor no peito, podemos citar a costocondrite: uma inflamação  das cartilagens que ligam as costelas ao esterno da caixa torácica.

A caixa torácica possui músculos e cartilagens que podem inflamar e gerar dor.

A costocondrite provoca dor e sensibilidade no peito, dor em mais de uma costela ou dor que piora com respirações profundas ou tosse.

A diferença dessa inflamação para o infarto é que, no infarto, o local não dói ao apertar, pois, o coração está envolvido no pericárdio na cavidade torácica.

Portanto, se você sente dor ao apertar, pode ser um indicativo de costocondrite.

Herpes Zoster

Outra doença de pele que pode simular um infarto é a infecção pelo vírus herpes zoster, popularmente conhecido como cobreiro.

Essa doença pode gerar uma dor muito intensa na região do tórax, como se estivesse queimando mesmo. Isso pode levar a pessoa a acreditar que está tendo um infarto.

Artrite, fibromialgia e dor no peito

Tanto a artrite reumatoide quanto a fibromialgia possuem sintomas semelhantes.

A artrite costuma causar dor, inchaço e rigidez nas articulações. Já as pessoas com fibromialgia percebem a dor de uma maneira muito intensa.

Quando esses sintomas se manifestam na região do peito, as pessoas podem se confundir e acreditar que estão tendo um infarto.

Distúrbios esofágicos

O esôfago conecta a boca ao estômago, e alguns distúrbios podem causar muito desconforto na região do peito.

É o caso do refluxo gastroesofágico, que ocorre quando o ácido do estômago atinge o esôfago, causando dor e queimação no peito.

Outra doença que poucas pessoas conhecem é o refluxo espasmo do esôfago, quando o órgão se contrai de maneira inadequada, provocando uma dor muito semelhante à dor do infarto.

Doenças pulmonares

Seja devido a uma pleurite: inflamação da região que envolve os pulmões ou uma pneumonia, o fato é que a pessoa pode sentir uma dor intensa na região torácica.

No caso da pneumonia, muitas vezes não há febre ou tosse, sendo a dor no peito o único sintoma presente. O paciente costuma sentir desconforto quando respira, e é por isso que não se deve tratar o problema em casa.

A pneumonia é uma das doenças que mais matam no Brasil, e muitas vezes a demora em buscar ajuda médica favorece a evolução para quadros mais graves.

Viu só, existem muitas outras doenças, além do infarto, que podem provocar dor no peito. Portanto, sempre que você sentir desconforto nessa região, seja dor, queimação, inchaço, etc., procure ajuda médica o mais rápido possível.

Se você gostou deste e de outros conteúdo aqui do BLOG, então compartilhe com uma amigo ou uma amiga. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube. Com isso, você terá acesso a um conteúdo científico e atualizado sobre saúde, beleza, bem estar e qualidade de vida.