Estresse e Cabelo Branco: é possível reverter?

Estresse e Cabelo Branco. Você sabe qual a relação entre essas duas coisas?

Antes de mais nada, devemos entender que o estresse é uma reação natural do nosso organismo às ameaças do dia a dia.

Todavia, as pessoas nunca estiveram tão estressadas, gerando um estado de tensão permanente e trazendo uma série de malefícios.

O estresse pode gerar problemas psicológicos, emocionais e até físicos.

Entre os sintomas mais comuns estão: dor de cabeça, dores musculares, problemas de pele, fadiga, pressão alta, ansiedade, pânico, depressão, dificuldade de concentração, irritação e insônia.

Contudo, no texto de hoje, falaremos sobre um tema um pouco mais específico: a relação entre estresse e cabelo branco.

Afinal, uma pessoa estressada pode ficar grisalha mais cedo? Existe alguma maneira de reverter esse processo? O que pode ser feito para reduzir os níveis de estresse e impedir que os cabelos fiquem brancos?

Essas e outras dúvidas serão respondidas a partir de agora.

UMA HISTÓRIA DE PERDER A CABEÇA

Diz a lenda que, em 1793, um pouco antes de sua decapitação, o cabelo da rainha Maria Antonieta havia perdido a cor e se tornado branco. 😱

Embora faltem evidências históricas que comprovem o ocorrido, a ideia de que o estresse provoca o embranquecimento dos cabelos encontra apoio na Ciência.

ESTRESSE E CABELO BRANCO: É POSSÍVEL REVERTER?

A boa notícia é que, em alguns casos, os fios brancos podem voltar à sua cor original. Pelo menos é o que afirma um estudo realizado na Universidade de Columbia, nos EUA e publicado na revista científica, eLife.

“Há décadas tentamos entender a influência do estresse no aparecimento dos cabelos grisalhos, e este é o primeiro estudo que mostra uma ligação clara entre estresse psicológico e cabelos brancos”, explica Martin Picard, professor de Medicina e co-autor do estudo.

Os pesquisadores analisaram cabelos de várias partes do corpo de um grupo de voluntários. Para a realização do estudo, os participantes registraram seus níveis semanais de estresse em um diário.

Assim, eles descobriram que, entre os participantes mais jovens, quando o estresse desaparecia, o cabelo recuperava sua cor.

Um dos exemplos mais marcantes foi o de um homem que recuperou a cor de cinco dos fios analisados ​​após passar duas semanas de férias.

Picard esclarece que a mudança de cor não ocorre fora do folículo piloso, mas quando “está crescendo dentro desse tipo de mini-órgão que fica sob a pele”.

PORQUE OS CABELOS SE TORNAM BRANCOS?

“O estresse psicológico afeta os processos de energia nas mitocôndrias e, quando elas não funcionam bem, o cabelo perde o pigmento”, explica.

“Quando a fonte de estresse é removida, o cabelo tende a voltar à sua cor anterior. Mas, quando o cabelo ultrapassa um certo limite, é improvável que ele volte a ter outra cor”, acrescenta.

A pesquisa abre caminho para investigar quais outros processos no corpo humano são influenciados pelo estresse e como revertê-los.

(Fonte: BBC Brasil, 2021).

Se você gostou deste conteúdo, então, compartilhe o link do BLOG com todos os seus amigos.

Continue acompanhando o nosso conteúdo e também se inscreva em meu canal no YouTube para receber mais dicas científicas sobre saúde, beleza e estética.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.