Maca peruana: benefícios para o cabelo

No texto de hoje vamos conversar sobre o uso da maca peruana no cabelo. Afinal, será que essa planta realmente consegue estimular o crescimento capilar?

Sobre a Maca peruana

A maca é uma fonte de fibras e antioxidantes que nutrem o corpo, aumentam a energia e combatem os radicais livres, portanto, é um bom alimento para a saúde como um todo, incluindo o cabelo.

A planta, que é da mesma família do rabanete, também possui vitaminas do complexo B, A, C, E, zinco, ferro, cálcio e magnésio. Ela também auxilia no tratamento da menopausa, ansiedade e depressão.

Antes de mais nada, é importante frisar que, por ser um produto natural, não há interesse da indústria em investir na pesquisa de algo que não pode ser patenteado.

Maca peruana e Fertilidade

A Maca peruana possui propriedades medicinais muito interessantes e costuma ser utilizada para aumentar a vitalidade e melhorar a fertilidade.

Um estudo publicado em 2005, comparou os parâmetros espermáticos dos participantes.

Os voluntários foram divididos em dois grupos. Um grupo usou a maca peruana e o outro recebeu placebo, ou seja, uma substância sem qualquer efeito terapêutico.

Após 12 semanas, os homens tratados com a maca melhoraram a produção dos espermatozoides e a fertilidade.

A planta também aumentou a líbido dos participantes. Não é por acaso que ela recebe o apelido de “Viagra dos Incas”.

Mas, atenção! Aparentemente, a maca não aumentou os níveis hormonais, ela simplesmente melhorou o nível espermático.

Maca e Próstata

Mesmo com as dificuldades, encontrei um estudo super interessante publicado no ano de 2007 sobre o uso da Maca para tratar problemas na próstata.

Durante o estudo, os pesquisadores usaram testosterona para criar o aumento benigno da próstata em ratos.

Em seguida, eles administraram a maca peruana e constataram uma redução na próstata dos ratinhos.

Mas lembre-se, nada garante que o mesmo resultado em humanos.

Combate à DHT

De alguma maneira, a maca peruana pode ter impedido a ligação da DHT ao receptor androgênico, reduzindo a queda capilar.

Ao bloquear a ação da DHT, essa planta atua sobre uma das principais responsáveis pela queda de cabelo. Ela se liga aos folículos provocando enfraquecimento, afinamento e queda dos fios.

Portanto, qualquer substância que consiga inibir a ação da DHT é muito bem-vinda e pode contribuir para o crescimento dos fios.

E aí, gostou do conteúdo?

Se você gostou deste texto, então aproveite para compartilhar com seus amigos. Me acompanhe também nas redes sociais e em meu canal no YouTube.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.