Saw Palmetto funciona contra a queda de cabelo?

No texto de hoje, falaremos sobre um fitoterápico muito conhecido entre as pessoas que sofrem com a queda de cabelo: a Saw Palmetto.

A Saw Palmetto é uma planta medicinal, da espécie Serenoa repens, e possui diversas propriedades medicinais advindas de seus pequenos frutos parecidos com amoras.

Benefícios da Saw Palmetto

Entre os seus nutrientes estão os ácidos graxos, carotenos, ácido oleico, taninos, flavonoides e polissacarídeos.

A planta apresenta ação anti-inflamatória, anti-estrogênica e diurética, e já é utilizada há séculos pelos índios norte-americanos para o tratamento do câncer de próstata, prostatites, aumento da libido e queda de cabelo.

O que diz a ciência sobre o uso da Saw Palmetto?

Ao longo do tempo, o uso dessa planta para fins medicinais ganhou espaço no meio científico, porém, como já sabemos, a indústria farmacêutica não está disposta a investir milhões em um produto que não poderá ser patenteado.

Contudo, um estudo feito em 2002, e publicado no The Journal of Alternative & Complementary Medicine, constatou a ação inibitória da Saw Palmetto sobre uma enzima chamada 5-alfa-redutase, impedindo a conversão da Testosterona em DHT.

A DHT é um hormônio nocivo à saúde, responsável por problemas como a Hiperplasia Prostática, a queda dos cabelos e até mesmo o câncer de próstata.

O resultado do estudo mostrou uma resposta positiva no tratamento, com uma melhora em 60% dos pacientes.

O uso da Saw Palmetto NÃO é aprovado pela FDA, uma espécie de ANVISA dos EUA, para o tratamento da queda de cabelo e de problemas prostáticos.

Afinal, funciona ou não funciona?

Tem gente que critica o nosso posicionamento em relação a determinadas substâncias naturais, mas, a verdade é que a ciência caminha a passos lentos.

Muita gente busca soluções milagrosas para seus problemas, mas não é assim que a banda toca no meio científico.

Existem evidências de apontam para os benefícios da Saw Palmetto para o tratamento da calvície. Mas, para batermos o martelo, precisamos de evidências mais robustas.

E não se esqueça, embora seja um produto natural, o uso da Saw Palmetto também pode apresentar efeitos colaterais bem desagradáveis. Portanto, sempre procure ajuda médica antes de se automedicar.

Se você sofre com calvície ou queda de cabelo, sugiro que busque um médico tricologista, o profissional da medicina especializado no cuidado dos cabelos.

Ele saberá dizer se você pode usar esse tratamento, qual a dosagem correta e o tempo de tratamento.

Compartilhe o nosso conteúdo!

Se você gostou deste conteúdo, então, compartilhe o link do BLOG com todos os seus amigos.

Aproveite para se inscrever em meu canal no YouTube e acesse milhares de vídeos com as últimas informações médicas e estéticas.

Todas as informações divulgadas pela Éclairé possuem comprovação científica e visam ajudar você a cuidar da sua beleza sem descuidar da saúde.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.