Melasma: 4 dicas eficazes para combater as manchas escuras na pele

O melasma é um dos piores pesadelos estéticos das mulheres, e suas manchas escuras podem acometer diferentes regiões do corpo, sendo mais comuns na região do rosto.

No texto de hoje, darei dicas para você tratar esse problema tão comum.

O que é melasma?

O melasma surge em decorrência de uma hiperativação das células responsáveis pela pigmentação na nossa pele. Sendo que, quanto mais escura for a pele, maior será a concentração de melanina.

Com isso, a dificuldade do tratamento aumenta em peles mais escuras.

As principais causas do melasma estão relacionadas à exposição solar, fatores hormonais, estresse e inflamações na pele. Mas elas podem surgir por outros motivos.

Melasma na gravidez

A gravidez é um momento mágico na vida de muitas mulheres, mas, alguns efeitos não são nada desejáveis, como, por exemplo, o melasma.

Por outro lado, o melasma que surge após a gravidez é o mais fácil de tratar, justamente por ser mais recente.

A questão hormonal também é importante, pois, cerca de 10% a 15% do melasma ocorre devido à ação de um hormônio feminino chamado estrogênio.

Esse hormônio estimula os melanócitos a produzirem grandes quantidades de melanina, resultando nas manchas escuras que as mulheres tanto detestam.

Como tratar o melasma?

Bom, agora que você já sabe o que é o melasma, confira as dicas de tratamento para esse problema tão comum.

1 Ácidos clareadores

O ácido retinoico e a hidroquinona são dois ácidos com potente ação clareadora que podem ser prescritos pelo seu médico para tratar o melasma.

Hoje em dia, existem vários clareadores eficazes no mercado, mas, você nunca deve utilizá-los por conta própria. O resultado pode ser catastrófico!

Contudo, ainda tem muita gente compra esses medicamentos sem saber que eles podem causar irritação e até mesmo piorar as manchas na pele. 

2 Peelings

Os peelings são bons aliados no tratamento do melasma, mas devem ser realizados no consultório médico.

O seu médico fará a aplicação de ácidos para remover a camada mais superficial da pele, eliminando o excesso de melanina.

Contudo, quero reforçar o aviso: NÃO faça isso por conta própria!

Já atendi pessoas com queimaduras gravíssimas em decorrência do mau uso desses medicamentos, sendo que, muitas vezes, essas lesões se tornam irreversíveis.

3 Bloqueadores de melanina

A nova geração de tratamentos para o melasma trouxe uma grande novidade: os bloqueadores de melanina. Esses medicamentos bloqueiam a produção de melanina dentro da pele, impedindo a formação das manchas internamente.

4 Antioxidantes orais

Existem medicações que você pode tomar para impedir a oxidação de uma enzima chamada tirosinase, responsável por produzir a pigmentação na pele.

5 Cuidado com o laser

Pesquisas já demonstraram que o peeling de CO₂ fracionado e luz pulsada estimulam os melanócitos.

Por isso, escolha um médico que saiba o que está fazendo na hora de realizar o seu tratamento.

Não existe uma cura definitiva para o melasma, tão pouco um tratamento 100% garantido contra as manchas. Portanto, você precisará manter o seu tratamento pelo resto da vida.

Contudo, embora não exista uma cura definitiva para o melasma, a medicina já dispõe de tratamentos bastante eficazes.

Lembrando que, quanto antes você iniciar o seu tratamento, melhores serão os resultados obtidos.

Se você gostou dessas dicas para combater o melasma, certamente vai gostar do texto que escrevi sobre coisas que causam acne, espinhas e as pessoas nem imaginam.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.