Óleo de abacate nos cabelos: conheça os benefícios

No texto de hoje, quero conversar com vocês sobre os benefícios do óleo de abacate aplicado diretamente no cabelo. Afinal, será que esse alimento traz benefícios para a aparência e a saúde dos fios? Leia até o final e descubra!

Propriedades do óleo de abacate

O óleo de abacate possui substâncias com propriedades hidratantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, incluindo o beta-sitosterol, ômega 9 e as vitaminas A, D, E e K, além de potássio e ácido fólico.

Esse conjunto de propriedades faz do Óleo de Abacate um poderoso aliado em uma dieta saudável, auxiliando também na prevenção e na manutenção de um cabelo bonito e saudável. Além disso, o óleo de abacate consegue proteger os cabelos da radiação ultravioleta.

Geralmente, a gente vai pra praia e só passa filtro solar na pele, deixando de lado a proteção dos cabelos que ficam quentes e sensíveis, mas, isso pode ser amenizado com o uso do azeite de abacate.

Benefícios

O óleo de abacate traz benefícios para a saúde em geral, inclusive no tratamento da psoríase, doença que causa lesões na pele, provocando descamação em áreas como cotovelo, joelhos e couro cabeludo.

Em um dos estudos, demonstrou-se que as pessoas com psoríase obtiveram melhora em relação à cicatrização de feridas e a redução dos efeitos inflamatórios da doença.

Óleo de abacate nos cabelos

No cabelo, esse óleo consegue fechar as cutículas, mantendo a hidratação dos fios e minimizando a quebra. Além disso, quanto mais fechadas estiverem as cutículas, mais a luz refletirá no cabelo, deixando os fios com uma aparência mais viva, brilhosa e saudável.

Além disso, o óleo de abacate serve como veículo carreador para outros óleos essenciais, como, por exemplo, os óleos de lavanda, hortelã e alecrim.

Lembrem-se de que os óleos essenciais são altamente concentrados e nunca devem ser aplicados diretamente na pele ou no couro cabeludo.

Cuidados

Infelizmente, pessoas com couro cabeludo oleoso devem evitar o uso frequente do óleo de abacate no cabelo, pois, o excesso pode obstruir os poros.

Se você utiliza no cabelo, não precisa interromper o uso, mas, lembre sempre da higiene correta do seu couro cabeludo, utilizando um shampoo próprio para cabelos oleosos.

Quer saber se o seu couro cabeludo está oleoso? Esfregue delicadamente a ponta do seu dedo (não utilize as unhas) no seu couro cabeludo e observe a quantidade de óleo que ficará nele. Se o seu dedo ficar oleoso, está na hora de lavar o cabelo.

Se você gostou deste e de outros conteúdos aqui do BLOG, então, compartilhe com seus amigos. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube e tenha acesso a conteúdo exclusivo e atualizado sobre pele, barba, cabelo e tratamentos estéticos.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.