Retinol na pele: benefícios e contraindicações

Os cosméticos à base de retinol estão cada vez mais populares, e parte dessa fama se deve a sua capacidade de reduzir os efeitos do fotoenvelhecimento, incluindo a redução das rugas e das manchas causadas pelo sol.

De onde vem o retinol?

O retinol é um derivado da vitamina A, mas, a magia acontece quando ele se converte em ácido retinoico.

Quando absorvida pela pele, essa substância auxilia a produção de colágeno e na renovação celular. Além disso, o ácido retinoico ajuda a preencher rugas e suavizar as manchas escuras.

Estudos sugerem que os produtos com retinol podem melhorar a aparência da pele.

Um desses estudos mostrou que usar produtos com pelo menos 0,4% de retinol, três vezes por semana, durante seis meses, diminuiu as rugas.

Estudos anteriores mostraram que mesmo produtos contendo 0,04% de retinol podem ter esse efeito, porém, quando usados por pelo menos 12 semanas.

Embora os efeitos não sejam tão evidentes em comparação com outros produtos retinoides, os produtos a partir de 0,04% de retinol podem prevenir o aparecimento de rugas finas se usados continuamente, especialmente quando combinados com o uso diário do filtro solar.

Quando e como usar

O retinol pode ser aplicado a qualquer hora do dia, dependendo da sua rotina de cuidados.

Faça movimentos suaves e circulares, de dentro para fora do rosto, e deixe a fórmula agir na pele.

No começo, a pele pode ficar sensível, portanto, comece usando em dias alternados.

Lembre-se de usar filtro solar com 30 FPS ou mais.

Aplique um produto hidratante logo após usar o creme retinol, assim, você evitar vermelhidão e descamação da pele.

Se preferir usar à noite, lave o rosto pela manhã e não reaplique durante o dia, principalmente no início do tratamento.

Procure combinar o retinol com outros ativos benéficos para a pele, como, por exemplo, a vitamina C e o ácido hialurônico. Por outro lado, evite produtos à base de ácido salicílico ou peróxido de benzoíla, pois, esses compostos podem gerar efeitos indesejados.

Quem não deve usar?

Algumas pessoas podem sentir efeitos colaterais com o uso do Retinol, portanto, antes de usar qualquer produto, descubra se você é alérgico a algum dos ingredientes.

O retinol pode não ser o mais indicado para pessoas com pele seca ou sensível, pois, pode aumentar a sensibilidade da pele à luz solar, piorando a irritação.

Você também deve observar a concentração do ingrediente ativo no produto e seguir as recomendações de uso do fabricante.

Por fim, lembre-se que não existe produto milagroso. Os bons resultados dependem de um estilo de vida saudável e de uma rotina de cuidados com a pele.

Se você gostou deste e de outros conteúdos aqui do BLOG, então, compartilhe com seus amigos. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube e tenha acesso a conteúdo exclusivo e atualizado sobre pele, barba, cabelo e tratamentos estéticos.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.