No texto de hoje, falaremos sobre um produto 100% natural e muito conhecido pelos amantes dos tratamentos caseiros: o óleo de lavanda. Contudo, vamos nos concentrar em seu uso nos cabelos.
O Óleo de Lavanda pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e, ao que tudo indica, consegue estimular o crescimento dos cabelos através da produção de colágeno.
Mas, de onde vem essa capacidade? É o que veremos a partir de agora!
Origem do Óleo de Lavanda?
Como o próprio nome sugere, o óleo de lavanda é extraído de uma planta, a lavanda ou alfazema. Trata-se de uma planta entouceirada originária do Mediterrâneo, das áreas montanhosas, bem iluminadas e secas.
O uso da lavanda na culinária não é tão comum, sobretudo no Brasil. Por aqui, seu uso mais comum refere-se à aromaterapia, bem como na fabricação de produtos de limpeza e beleza.
Hoje, contudo, vamos nos concentrar no uso do óleo de lavanda para estimular o crescimento capilar.
No último congresso de cabelo, realizado em Barcelona, na Espanha, um dos estudos apresentados demonstrou a capacidade do óleo de lavanda em promover a produção do colágeno, mesmo após 24h de sua aplicação.
O estudo realizado em laboratório mostrou um aumento significativo na produção de colágeno pelos fibroblastos.
O colágeno é uma proteína fundamental para o desenvolvimento dos cabelos, das unhas e da pele. Essa proteína também está presente em uma região chamada Papila, a nossa “fábrica” de cabelos.
O que é a Papila Capilar?
A papila capilar é uma pequena elevação em forma de cone, localizada na base do folículo capilar. As artérias e veias estão ligadas à papila, fornecendo sangue, oxigênio e nutrientes essenciais para o desenvolvimento dos fios. Além disso, elas contribuem com a eliminação de resíduos e toxinas.
Como o óleo de lavanda conseguiu estimular a produção de colágeno pelos fibroblastos, tudo indica que ele também estimule a produção de colágeno na papila. Portanto, isso não somente aumentaria a quantidade, como também a qualidade dos cabelos.
Mais um passo na direção daquilo que, para muitos, já é consenso: o óleo de lavanda pode ser uma alternativa natural para o crescimento capilar.
A natureza é realmente extraordinária! Contudo, até mesmo os produtos naturais devem ser usados com cautela. Alguns óleos essenciais podem causar alergias, náuseas, dores de cabeça e até queimaduras.
Por isso, sempre procure um profissional para saber se você pode fazer uso desse óleo e qual a maneira mais adequada de usá-lo para colher todos os benefícios.
E aí, gostou do conteúdo?
Se você gostou deste e de outros conteúdos aqui do BLOG, então, compartilhe com seus amigos. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube e tenha acesso a milhares de vídeos sobre saúde, estética e qualidade de vida.