Entenda porque você NÃO deve passar pasta de dente nas espinhas

Você não leu errado não. Hoje nós vamos falar sobre o uso da pasta de dente nas espinhas. Será que funciona mesmo?

A internet é cheia de surpresas. Dias atrás, navegando pela rede, dei de cara com um produto mágico, chamado pasta de dente.

Entre as 1001 utilidades do creme revolucionário, uma em especial me chamou a atenção: sua capacidade de combater cravos e espinhas.

Fiquei espantado! Não com a descoberta em si, mas com o fato de que muitas pessoas ainda preferem deixar a ciência de lado, para apostar em soluções “milagrosas” que colocam em risco a própria saúde.

Pasta de dente para tratar cravos e espinhas?

A ideia de que a pasta de dente poderia servir para combater a acne começou devido à presença de um composto chamado triclosan. Mas porque essa lógica está errada?

Para quem não conhece, o triclosan é capaz de matar bactérias, inclusive a bactéria que causa a acne, também conhecida como Propionibacterium acnes.

Porém, devemos lembrar que, ao ser formulado para os dentes, o produto tem o intuito de matar as bactérias específicas da boca, como, por exemplo, aquelas responsáveis pela cárie e o tártaro.

No entanto, essas bactérias são totalmente diferentes da bactéria causadora da acne.

Se você analisar as diferentes infecções que afetam o nosso organismo, verá que as bactérias que afetam a boca, diferem das bactérias que afetam a pele, os pulmões e assim por diante. Justamente por isso, o tratamento é completamente diferente.

Riscos para a pele

É importante deixar claro que a pasta de dente aplicada na pele pode gerar vários problemas, incluindo dermatites, alergias e manchas.

É comum que na tentativa de acabar logo com a acne, a pessoa acabe recorrendo a métodos inusitados e pouco confiáveis. Mas saiba que ao aplicar pasta de dente nas suas espinhas, você pode transformar um problema transitório, em uma cicatriz permanente, e, muitas vezes, irreversível.

Se você tem problemas com cravos e espinhas, o mais importante é procurar o seu médico e fazer o tratamento adequado para evitar manchas e cicatrizes.

Temos muito conteúdo aqui no BLOG com dicas valiosas e eficazes para tratar cravos, espinhas, manchas e cicatrizes de acne.

Por isso, se você gostou dessas informações, tenho certeza que vai gostar do texto que escrevi sobre os principais causadores da acne.

Também gravei vários vídeos no YouTube com dicas para tratar os mais diferentes problemas de pele, incluindo as cicatrizes provocadas pela acne.