Tchau verrugas: Quais os tipos e como combatê-las

Você tem uma verruga e quer mandar ela embora da sua vida? No texto de hoje vou ensinar alguns métodos eficazes e cientificamente comprovados para você se livrar das verrugas de uma vez por todas.

As verrugas podem surgir em diferentes partes do corpo, inclusive no rosto e nas mãos. Hoje nós vamos aprender o que fazer para retirá-las.

Muitos são os tipos de verrugas e cada uma delas possui um tratamento específico. Existem as verrugas virais, os nevos, os cistos e até mesmo verrugas que na verdade são um câncer de pele.

É por isso que, quando uma pessoa fala em verruga, geralmente não se trata de uma verruga, mas sim de outras lesões que parecem, mas não são verrugas.

Verrugas virais

O primeiro grupo de verrugas que trataremos aqui são as virais. Essas são as verdadeiras verrugas.

O vírus HPV é o principal responsável por esse tipo de verruga. Existem mais de 100 tipos de HPV e sua contaminação é muito comum, tanto pela via sexual quanto pela via não sexual.

Esse tipo de verruga é altamente contagioso e costuma acometer as mãos, os pés e a região genital.

Por isso, você não deve, em hipótese alguma, ficar cutucando as verrugas. Pois, as lesões podem se romper e causar outras lesões, tornando o tratamento muito mais difícil.

Na região genital, por exemplo, é comum que a pessoa se depile com a gilete, fazendo com que o vírus se espalhe, transformando o que era uma única lesão em muitas outras.

O tratamento do HPV é feito a partir da destruição da verruga, mas para isso, é preciso que seja realizada uma destruição completa.

Se sobrar um único vírus vivo, ele consegue se multiplicar e formar novas verrugas. Portanto, o acompanhamento médico é fundamental para o sucesso do tratamento.

Já vi gente tentando eliminar as verrugas sem orientação médica, através de produtos comprados em farmácia e até com desodorante. Não faça isso!

Procure ajuda médica, o profissional saberá analisar o tipo de verruga e o tratamento mais adequado para ela de acordo com a quantidade, a localização e tipo de vírus causador.

Nevos

Os nevos, também chamados de sinais ou “pintas de beleza”, são lesões elevadas que acometem, principalmente, a região do rosto e das costas.

É bom esclarecer que os nevos não são verrugas e não devem ser queimados ou destruídos por conta própria.

Além disso, toda lesão do tipo nevo deve ser removida cirurgicamente e encaminhada para a análise laboratorial.

Geralmente, os nevos possuem a cor da pele e crescem ao longo da vida. 

Eles têm um ciclo de evolução que os leva a um aumento de tamanho e depois a uma redução. Mas, isso leva muitos anos e muitas pessoas preferem retirar cirurgicamente.

Lembrando que é impossível retirar um nevo sem deixar uma cicatriz. É uma espécie de troca de marcas na pele.

Verrugas ou câncer de pele?

Quando falamos que você não deve destruir as verrugas por conta própria, é poque algumas dessas verrugas, na verdade, podem ser outra coisa, como, por exemplo, um câncer de pele, principalmente em pessoas mais idosas.

Sou contra os produtos comercializados livremente na televisão para “queimar” as verrugas.

Primeiramente, porque esses produtos chegam, no máximo, a uma temperatura de -50 °C, o que é muito pouco.

Só pra ter uma ideia, alguns tratamentos de crioterapia utilizados em consultório podem alcançar a temperatura de -200 °C, e ainda assim, alguns tipos de vírus simplesmente não morrem.

Espero que essas dicas tenham sido úteis e que vocês procurem um médico para acabar com esse problema.

Aproveitem para seguir o meu canal no YouTube. São milhares de dicas e informações sobre saúde, beleza, estética e qualidade de vida.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.