Você percebe que seu cabelo vive ressecado e sem brilho, mesmo quando você utiliza produtos para nutrir e hidratar os fios? Você pode sofrer com a Porosidade no cabelo.
Mas, não se preocupe, no texto de hoje você vai aprender o que é e como combater os cabelos porosos.
Porosidade no cabelo
A porosidade capilar se refere à capacidade de o cabelo reter ou manter a hidratação dos fios, controlando a quantidade de água que entra e sai do seu cabelo.
Além disso, a porosidade também controla a passagem de vitaminas, minerais e proteínas.
Portanto, se você quer conquistar um cabelo bonito, brilhante e saudável, o seu cabelo precisa ter a porosidade adequada, ou seja, nem muito aberta e nem muito fechada.
O nível de porosidade do seu cabelo varia de acordo com a abertura da sua cutícula capilar.
Desse modo, quanto maior a abertura das cutículas, maior a porosidade e vice versa.
Estrutura do cabelo
Para entendermos melhor a questão da porosidade, devemos relembrar a estrutura anatômica do cabelo.
Começando de fora para dentro, temos a cutícula, que é a camada mais externa. O córtex é a camada mais espessa do cabelo, onde ficam armazenadas as proteínas e a medula é a parte mais interna e central.
Nessa estrutura, a cutícula funciona como as telhas de um telhado que mudam a abertura conforme a angulação.
Lembrando que a cutícula sempre se abre no sentido oposto ao crescimento do cabelo.
Para testar é muito simples:
Pegue um fio de cabelo e passe os dedos na direção da raiz para as pontas. Depois, repita o procedimento pegando o caminho inverso, da ponta para a raiz e sinta a diferença.
Porosidade e Clima
O ambiente também determina a saúde dos fios, mas, ao contrário do que muitos imaginam, não é apenas o calor que pode fazer mal aos fios.
Se você mora em um local com o clima muito seco e sua cutícula estiver muito aberta, a tendência é que seu cabelo perca muita hidratação e proteínas para o meio externo.
Por outro lado, um ambiente muito úmido em contato com um cabelo poroso também traz problemas.
No verão, é preciso tomar cuidado com a superexposição ao calor excessivo, pois a radiação e o excesso de calor também danificam a cutícula.
Porosidade x Genética
Essencialmente, a questão da porosidade é uma determinação genética, ou seja, as pessoas já nascem com uma tendência a desenvolver ou não a porosidade capilar.
Por isso, se você tiver uma tendência maior à porosidade é preciso redobrar os cuidados com o uso de chapinhas, secador de cabelo muito quente, química, descoloração, etc.
Como combater o cabelo poroso?
Pessoas com baixa porosidade precisam evitar produtos com muita proteína. Pois, as cutículas muito fechadas comprometem a absorção dos nutrientes.
Experimente usar uma touca térmica para elevar a temperatura, aumentar a abertura da cutícula e facilitar a passagem dos nutrientes.
Se você tem muita porosidade, a dica é utilizar um protetor térmico antes de qualquer procedimento que envolva altas temperaturas, e, sempre que possível, use um selante de cutículas para impedir a perda de hidratação e nutrientes.
Há algum tempo, gravamos um vídeo super legal em nosso canal no YouTube, onde explicamos como testar a porosidade do seu cabelo. Confira!
Espero que essas dicas ajudem você a cuidar do seu cabelo da maneira adequada, seguindo as recomendações indicadas para o seu tipo de cabelo.
Aqui no BLOG você encontra uma infinidade de informações e dicas para cuidar da beleza e da saúde dos seus cabelos.