Muitas mulheres me perguntam sobre queda de cabelo antes da gravidez. Afinal, o que isso significa? É melhor esperar para engravidar com mais segurança?
Confira a seguir os principais motivos para você não engravidar antes de tratar a queda de cabelo:
Queda de cabelo e falta de vitaminas
A queda de cabelo provocada pela falta de vitaminas, proteínas e minerais é muito comum. Se esse for o seu caso, então você deve restaurar todos os nutrientes aos níveis ideais antes de engravidar. Isso garantirá qualidade durante o período gestacional, dando à luz a uma criança forte e saudável.
Queda de cabelo e amamentação
Durante a amamentação a queda de cabelo já é comum, então é muito importante realizar um tratamento precoce a gravidez e se preparar para o pós parto. Pois nesse período de amamentação é comum o compartilhamento de nutrientes e vitaminas com o bebê, já no pós parto os tratamentos não serão eficazes e muito menos saudáveis para a mãe e para o bebê que está amamentando.
Piora da queda capilar ao fim da gestação
Os níveis de estrogênio e progesterona são aumentados durante a gestação, resultando assim em uma melhora no crescimento e fortalecimento dos fios. Mas, cuidado, já que até o fim da gestação o corpo passa por um processo de readaptação dos níveis hormonais e com a queda desses hormônios a queda de cabelo também pode ocorrer.
O eflúvio telógeno, é uma queda de cabelo que ocorre entre 3 e 6 meses no pós parto, sendo considerado um trauma posterior ao parto.
Esse processo é algo natural do corpo, mas precisa ter atenção por conta da falta de nutrientes.
Se você pretende engravidar, mas possui uma queda acentuada de cabelo, o mais indicado é fazer um acompanhamento médico para regularizar suas funções hormonais e repor todos os nutrientes.
Queda de cabelo e alergias
Em alguns casos, a queda de cabelo vem de alergias ou doenças transmissíveis ao bebê. Portanto, é muito importante investigar o motivo da sua queda de cabelo antes de iniciar o processo de gravidez.
Estresse e queda capilar
Os níveis altos de estresse podem ser um dos maiores inimigos da calvície e queda de cabelo, e você sabia o quanto os níveis de estresse também podem afetar o seu bebê?
Estudos alertam sobre a influência do estresse em complicações durante a gestação, isso por conta das alterações no organismo da mulher: pressão alta, excesso de sono e deficiência do sistema imunológico. Resultando assim na perda de nutrientes e enfraquecimento tanto da mãe quanto do bebê.
A gravidez gera diversas mudanças no corpo da mulher, e qualquer descuido pode trazer riscos à saúde da mãe e da criança.
Se você gostou deste e de outros textos do BLOG, então, compartilhe essa informação com seus amigos. Aproveite para me seguir no Instagram e se inscrever em meu Canal no YouTube. Todos os dias nós postamos informações de qualidade sobre saúde, beleza e qualidade de vida.
Até a próxima!