No texto de hoje, trago uma dica natural muito bacana para turbinar a sua saúde física e mental: o suco de babosa.
Já falei várias vezes a respeito do uso tópico da babosa e das maravilhas que ela realmente traz para a pele e os cabelos. Contudo, é hora de conversarmos sobre o uso oral da babosa.
Já adianto que o gosto não é dos mais agradáveis, mas, pelos benefícios oferecidos, vale muito a pena.
Sobre a Babosa
Todo mundo conhece a Aloe Vera, popularmente chamada de babosa.
Sua utilização é muito difundida na área estética, para melhorar a pele e os cabelos, sendo efetiva no tratamento de cicatrizes, acnes e problemas no couro cabeludo.
Existem mais de 75 nutrientes presentes na folha da babosa. Entre eles estão as vitaminas A, C, E e também as vitaminas do complexo B. Além disso, a babosa também contém em torno de 19 aminoácidos necessários para a construção de pele, unha e cabelo.
Papel dos aminoácidos na pele e nos cabelos
O nosso corpo constrói unhas, pele e cabelo de acordo com os aminoácidos ofertados pela nossa dieta. Eu brinco que é como se fossemos construir uma casa.
Para edificar uma casa, nós precisamos de tijolos que, no caso, são os aminoácidos.
Benefícios do suco de babosa
Além de repor vitaminas, minerais e aminoácidos, ao consumir o suco de babosa, você melhora o seu humor devido à presença da vitamina B12.
Também é possível reduzir inflamações na pele – mesmo internamente – devido aos efeitos antioxidantes presentes na folha de babosa.
Em relação à parte digestiva, a Aloe Vera melhora a digestão e também pode aliviar a queimação no estômago, uma vez que promove a regulação do pH e a secreção de enzimas digestivas.
Como a babosa tem um efeito cicatrizante, o consumo diário do suco de babosa pode ajudar na cura de lesões na camada intestinal.
Nós sempre falamos sobre a importância de se manter a produção de colágeno elevada. E estudos demonstraram que a babosa auxilia na produção dessa proteína.
Quanto ao sistema imunológico, estudos demonstram que o suco de babosa reforça as células de defesa, e, devido à sua ação bacteriostática e antifúngica, ajuda na limpeza do trato intestinal.
Cuidados no consumo do suco de babosa
Aqui vai um alerta importante: as pessoas costumam pensar que, por ser natural, não existe problema no consumo excessivo de certos alimentos, mas, tudo tem a sua dose correta.
No caso do suco de babosa, a dose geralmente varia em torno de 200 ml a 240 ml ao dia, mas, sempre seguindo a orientação do seu médico ou nutricionista. Pois, o uso exagerado pode causar diarreia.
Isso acontece devido às propriedades laxativas presentes na Aloe Vera.
Espero que tenha gostado dessas informações sobre o suco de babosa.
Aproveite para seguir meu perfil no Instagram e inscreva-se em meu Canal no YouTube. Sempre compartilho informações e dicas muito legais sobre saúde, beleza e tratamentos estéticos.