O que seria da culinária e das histórias de vampiros sem o bom e velho alho, não é mesmo? Por isso, em homenagem a este alimento tão especial, hoje falaremos sobre o uso do tônico de alho no cabelo.
Afinal, o que a ciência diz sobre essa prática?
Vejam só que interessante, o uso do tônico de alho realmente possui embasamento científico e alguns artigos científicos corroboram com essa informação.
Tônico de alho no tratamento da Alopecia Areata
Em um estudo intitulado “Combination of topical garlic gel and Betamethasone valerate cream”, os pesquisadores combinaram o uso do tônico de alho com a betametasona.
O resultado foi sensacional! O grupo que utilizou a combinação teve uma melhora muito superior ao grupo que utilizou somente o corticoide.
Outro estudo bem interessante, intitulado “Treatment of alopecia areata with topical garlic extract” aplicou o tônico de alho duas vezes ao dia em pessoas com Alopécia Areata.
O estudo demonstrou 100% de melhora nos pacientes, ou seja, todos os voluntários obtiveram algum tipo de benefício com o uso do tônico de alho nos cabelos.
Contudo, devido à alta concentração da substância, alguns pacientes apresentaram eritemas (vermelhidão) no couro cabeludo.
Além disso, algumas pessoas também relataram coceira e prurido na região do couro cabeludo.
Devemos lembrar que, no caso específico da alopécia areata, um pouco de irritação ajuda na renovação das células do couro cabeludo, o que de certa forma é bem-vinda.
Tônico de alho para outros tipos de alopecia
Embora os estudos tenham sido realizados em pacientes com a alopécia areata, as pessoas com alopecia androgenética também podem se beneficiar da utilização do tônico de alho no cabelo.
Um estudo realizado em 2012 demonstrou que o alho possui efeito anti-inflamatório, o que é excelente. Pois, muitas pessoas desenvolvem queda de cabelo devido à inflamação do couro cabeludo.
Além disso, o alho também tem efeito antifúngico e antibacteriano, dois fatores que melhoram a microbiota capilar.
Em 2016, estudos demonstraram que o alho é capaz de reduzir a agressão da radiação solar, uma vez que bloqueia a ação dos raios UVB.
Isso acontece porque o extrato de alho protege os queratinócitos presentes na camada externa do couro cabeludo.
Efeitos colaterais
Apesar de ser um produto natural, o uso do tônico de alho não está isento de efeitos colaterais.
Algumas pessoas podem apresentar coceira, eritemas, alergias e até mesmo queimaduras no couro cabeludo devido aos componentes presentes no alho. Por isso que é importante utilizar o tônico de alho com moderação.
Tirando isso, o tônico de alho é um grande aliado no tratamento do cabelo, principalmente nos casos de Alopecia Areata.
Quem disse que nós somos contra o uso de produtos naturais?
A função da Éclairé não é demonizar as receitas caseiras, mas sim jogar luz sobre o assunto, trazendo informações com embasamento científico para cuidar da sua saúde e da sua beleza.
Continue acompanhando as postagens do BLOG para obter mais dicas sobre saúde, beleza e tratamentos estéticos. Sempre tendo como base os estudos científicos mais respeitados da atualidade.
Aproveita para se inscrever em meu canal no YouTube. Já somos mais de 2,7 milhões de pessoas em busca de mais qualidade de vida.