Você já ouviu falar que maconha é bom para o cabelo?
A questão referente a cannabis para uso medicinal está em alta. Diante de inúmeras hipóteses, estudos científicos são realizados para descobrir a real ação dessa planta em determinadas áreas da saúde.
Se você já ouviu que maconha é bom para o cabelo e ficou na dúvida, chegou a hora de saber o que os estudos científicos demonstram a respeito.
Entre tantas pesquisas, algumas delas ficaram focadas na área da tricologia. É importante ressaltar que o ponto chave não é fumar maconha, mas sim usar a cannabis de outras formas.
Quer saber se esse uso traz alguma vantagem? Continue até o final para saber os efeitos da cannabis no couro cabeludo.
Efeitos da cannabis para o couro cabeludo
Um artigo publicado neste ano (2019) no Congresso Americano de Dermatologia, em Washington, trouxe algumas considerações sobre os efeitos da cannabis para o couro cabeludo.
Os receptores canabinóides desencadeiam vários efeitos no organismo. Os benefícios na área dos cabelos estão principalmente ligados à melhora da dor crônica e da coceira.
Além disso, o uso da cannabis está altamente relacionada a redução da inflamação do couro cabeludo. A inflamação é uma das principais causas da calvície e da queda de cabelo.
Esses fatores beneficiam bastante o crescimento dos cabelos, pois diminuem a liberação de hormônios prejudiciais ao crescimento e também a agressão aos fios.
Mas, o uso de cannabis não tem apenas impactos positivos. A seguir, veja como o uso de cannabis pode ter efeitos negativos para os seus cabelos.
Desvantagens da cannabis
Apesar de oferecer alguns benefícios, o uso de cannabis também pode prejudicar o couro cabeludo em alguns aspectos. O primeiro impacto negativo é diminuir a velocidade do crescimento do cabelo.
Isso ocorre devido a apoptose, no caso, a morte das células. Embora toda célula do organismo nasça programada para morrer, a cannabis acelera esse processo de autodestruição celular.
Por afetar diretamente as células-tronco, que são embrionárias, também reduz a proliferação celular. Assim, os fios crescem menos por prejudicar a raiz dos cabelos.
Quero ressaltar que, ao falar da cannabis, não me refiro a fumar maconha, mas sim ao uso medicinal da substância. São situações bastante diferentes e você não deve confundir.
Já falei aqui sobre o impacto do tabagismo na queda de cabelo. São assuntos completamente diferentes!
Meu conselho para você que está sempre em busca de métodos alternativos para melhorar a saúde e a aparência dos cabelos é procurar por informações científicas. O uso desse tipo de medicamento só pode ser feito sob prescrição médica.
Apenas o seu médico pode receitar os medicamentos e tratamentos adequados ao seu tipo de problema relacionado ao cabelo.
Espero que este artigo ajude você a entender por que o comentário que “maconha é bom para o cabelo” é tão cheio de controvérsias.
Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.