Canela no cabelo: conheça os benefícios

No texto de hoje quero falar a respeito do uso da canela no cabelo.

O que há de ciência por trás dessa indicação? Será que a canela consegue melhorar o crescimento do cabelo? Antes de mais nada, vamos entender o que faz essa planta ser tão especial.

Canela

Em uma pesquisa recente, os pesquisadores analisaram 26 plantas em busca do maior efeito antioxidante. E advinha só, a canela ficou em primeiro lugar!

E não é só isso. Além disso, a canela também possui propriedades antifúngicas, antibacterianas e de combate ao diabetes.

A canela vem das cascas de uma planta chamada cinnamomum verum. Seus principais componentes farmacêuticos são o cinamaldeído (responsável pelo sabor e odor da canela), o ácido cinâmico e o cinamato. 

Uso oral da canela

Foram encontrados cerca de 40 componentes antioxidantes e anti-inflamatórios capazes de atrasar o envelhecimento do corpo.

Infelizmente, ainda não é possível parar o envelhecimento, mas, quanto menos oxidação no seu corpo, melhores serão os resultados.

Os estudos mostram a canela com efeito antioxidante maior que o alho, o orégano e o tomilho.

A canela também é muito boa para pessoas diabéticas ou com resistência insulínica, uma vez que reduz a absorção do açúcar. Com isso, a canela também auxilia na perda de peso.

Tudo isso é muito legal, mas, afinal, qual a relação da canela com a saúde do cabelo?

Ao combater o diabetes e a resistência insulínica, a canela reduz a produção de hormônios ruins, como, por exemplo, a DHT, que, entre outras coisas, provoca o afinamento do cabelo.

Mulheres que não conseguem perder peso, ou que sofrem com síndrome dos ovários policísticos também podem ser beneficiadas pelo uso da canela.

Uso da canela no cabelo

Em relação ao efeito tópico da canela no cabelo, um estudo verificou o efeito do óleo de canela aplicado na pele e concluiu que o óleo de canela tem o potencial regenerativo, cicatrizante e anti-inflamatório.

Isso é muito bom para ajudar no crescimento do cabelo. Afinal, a inflamação é um dos principais responsáveis pela queda de cabelo.

Outros estudos revelam que a combinação da canela com o mel pode melhorar a acne, a oleosidade, a caspa e a descamação do couro cabeludo.

O pessoal fala “ah, vocês são contra os tratamentos naturais”, mas isso não é verdade. Estamos trazendo informações que comprovam a eficácia da canela para tratar esses problemas.

Mas atenção! É muito importante usar a canela com indicação médica, pois, o fato de ser natural, não torna um tratamento isento de efeitos colaterais.

Pessoas diabéticas, por exemplo, podem sentir tontura, confusão mental e até desmaiar devido à baixa acentuada da glicemia.

E aí, gostou? Então compartilhe!

Se você gosta do conteúdo publicado aqui no BLOG, compartilhe com outras pessoas. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube. Nós postamos vídeos novos quase todos os dias, sempre com informação atuais sobre saúde, beleza e estética.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.