Cólica menstrual: 7 Dicas para aliviar os sintomas

Você sofre com a cólica menstrual e não sabe mais o que fazer para aliviar as suas dores? Então você precisa ler esse texto até o final.

Intensidade da menstruação

A menstruação é um marco na vida de toda mulher, mas, em alguns casos, essa adaptação pode ser traumática, principalmente se você sofre com cólicas muito intensas.

É importante frisar que a intensidade da cólica difere de mulher para mulher, podendo ser leve, moderada ou bastante forte.

Cólicas muito severas podem indicar outras doenças, como, por exemplo, a endometriose. Portanto, nesses casos, é sempre bom fazer uma investigação adicional.

No texto de hoje, daremos algumas dicas para aliviar um pouco os sintomas da cólica menstrual.

Conheça sua menstruação

A primeira dica é conhecer o seu ciclo menstrual. Isso inclui os dias, o fluxo e a duração da sua menstruação. Assim, você terá ideia de como se preparar para a próxima menstruação. Se preferir, existem alguns aplicativos criados só para fazer esse tipo de acompanhamento.

Use os remédios corretos

Se você tem aquela cólica que te incomoda todo mês, você pode e deve usar analgésicos e anti-inflamatórios que aliviem suas crises, mas é claro, sempre sob orientação do seu médico(a). Nem sempre aquilo que funciona para a sua amiga irá funcionar para você também.

Água morna e cólica menstrual

Experimente fazer compressas de água morna sobre o seu abdômen. O calor ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, relaxando os músculos do útero e reduzindo as contrações.

Coletor menstrual

Basicamente, o coletor menstrual é um absorvente interno.

Muitas mulheres ainda têm receio de usar o coletor, mas, isso só acontece porque elas não sabem como o equipamento funciona.

Trata-se de uma opção prática, segura e higiênica, umas vez que, a sua limpeza pode ser feita com água e sabão neutro durante o banho.

Se ele for colocado corretamente, não vai trazer problema nenhum, e você ainda pode usá-lo por até 12 horas, inclusive enquanto dorme. Se você tiver dúvida sobre como usar o coletor, converse com seu médico.

Alimentação

Aumente o consumo de potássio e evite alimentos muito doces ou salgados. Esses alimentos aumentam a retenção de líquidos e pioram o inchaço que ocorre durante o período menstrual. Além disso, lembre-se de tomar ao menos dois litros de água todos os dias.

Descanso

Muitas vezes, a dor é tão forte que a mulher se vê incapaz de fazer as tarefas do dia a dia. Nesses casos, se possível, tire um dia para descansar, mas sem deixar os outros cuidados de lado.

Cólica menstrual e Exercícios

Se a sua cólica menstrual é mais leve, fazer alongamento e exercícios leves podem ajudar. Todavia, evite exercícios pesados, que podem aumentar a inflamação na região abdominal e o sangramento genital.

Cólica menstrual é sinal de Endometriose?

Caso você tenha um fluxo muito forte ou uma cólica muito intensa, é importante fazer uma avaliação com o seu médico para descartar outras doenças.

Como já vimos no início, existe uma condição chamada endometriose que deve ser investigada sempre que a paciente apresenta esses sintomas. Geralmente, a prevalência da endometriose está mais relacionada à cólica, pois a mulher sente muita dor.

Contudo, o tratamento precoce da doença pode trazer muita segurança, inclusive na questão da fertilidade em um possível futuro gestacional.

Espero que essas dicas ajudem a aliviar suas cólicas menstruais. Se você gostou desse e de outros conteúdos aqui do BLOG, então aproveite para compartilhar com seus amigos.

Aproveite também para se inscrever em meu Canal no YouTube. Com isso, você terá acesso a um conteúdo científico e atualizado sobre saúde, beleza, bem estar e qualidade de vida.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.