Tatuagem: cuidados com a pele tatuada

Você tem tatuagem? As tatuagens fazem parte de diversas culturas ao redor do mundo. Estima-se que os registros mais antigos de pessoas tatuadas datem de 5 mil anos atrás.

Durante muito tempo, as pessoas tatuadas foram marginalizadas e sofreram com o preconceito, tanto no ambiente familiar quanto no trabalho.

Porém, o tempo passou, e as tatuagens estão ganhando cada vez mais espaço na sociedade.

Hoje em dia, a coisa mais comum do mundo é ver pessoas tatuadas em todos os espaços. Portanto, se você é uma dessas pessoas, aqui vão algumas dicas para manter sua tattoo bonita e vibrante por muito mais tempo. Confira!

HIDRATE SUA TATUAGEM

Se a sua pele tatuada estiver seca, aplique uma loção ou creme à base de água na tatuagem. Produtos à base de petróleo, como vaselina, podem fazer com que a tinta desbote.

PROTEJA SUAS TATUAGENS DO SOL

A luz ultravioleta (UV) pode desbotar algumas tintas de tatuagem. Quando estiver ao sol, proteja sua tatuagem aplicando um protetor solar de amplo, com fator de proteção solar (FPS) de 30 ou mais. Aplique o protetor solar 15 minutos antes de sair e reaplicar pelo menos a cada duas horas.

EVITE BRONZEAMENTO ARTIFICIAL

Esses dispositivos também podem desbotar a tinta das tatuagens e aumentar o risco de câncer de pele. Além disso, em algumas pessoas a luz UV também pode reagir com a tinta da tatuagem, causando uma reação dolorosa na pele.

EM CASO DE REAÇÕES, BUSQUE AJUDA MÉDICA

Sua pele pode ter uma reação ruim à tinta da tatuagem, mas isso não significa que a tinta seja de má qualidade. A reação pode acontecer imediatamente após tatuar ou até mesmo anos depois.

Além disso, essas mudanças também podem sinalizar outras doenças de pele, devendo ser avaliadas e tratadas por um(a) dermatologista.

NÃO FAÇA TATUAGEM SOBRE MANCHAS

Uma tatuagem dificulta a visualização dos primeiros sinais do câncer de pele, portanto, nunca tatue sobre manchas que já não tenham sido investigadas. Lembre-se que o câncer de pele é altamente tratável quando diagnosticado precocemente.

NÃO TENTE REMOVER SUA TATUAGEM EM CASA

Se arrependeu e quer apagar sua tatuagem? Não será uma tarefa fácil e, raramente, o resultado ficará 100%. Todavia, algumas tatuagens são mais fáceis de remover que outras, pois, tudo depende da qualidade da remoção depende de vários fatores, incluindo tamanho, cores, tempo da tatuagem, etc.

Muitos kits de remoção de tatuagens vendidos online não possuem regulamentação. Além disso, alguns desses kits possuem ácidos nocivos que podem causar danos irreversíveis na pele. Portanto, ao invés de correr esse risco, verifique com seu dermatologista o que pode ser feito no seu caso.

PROCEDÊNCIA DO TATUADOR E DO MATERIAL

Como em toda profissão, quanto mais experiente for o(a) tatuador(a), menores as chances de arrependimento ou de erros na hora de tatuar. Portanto, você precisa estar atento aos detalhes.

O material utilizado deve ser esterilizado e de boa procedência, pois, a aplicação na sua pele pode desencadear reações alérgicas e a transmissão de doenças graves.

Além disso, uma boa tinta preservará as cores e a qualidade da sua tatuagem por muito mais tempo, evitando desbotamento e deformidades na arte original.

Se você curtiu este e outros conteúdos aqui do BLOG, então compartilhe com uma amigo ou uma amiga. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube. Com isso, você terá acesso a um conteúdo científico e atualizado sobre saúde, beleza, bem estar e qualidade de vida, inclusive sobre cuidados com as unhas.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.