Rosto oleoso? Livre-se desse mal

O rosto oleoso é um problema muito comum, principalmente em regiões tropicais, como é o caso do Brasil.

Apesar de ser normal, a pele oleosa pode causar constrangimento nas pessoas. Por isso, no texto de hoje, darei 7 dicas para ajudar a combater o excesso de oleosidade no seu rosto. 😍

Filtro solar para rosto oleoso

Filtro solar não é tudo a mesma coisa. Se você usar um filtro solar inadequado para o seu tipo de pele, pode acabar aumentando a oleosidade. Dê preferência para os protetores com toque seco.

Cuidado com as maquiagens importadas

Se você já sofre com a oleosidade, evite usar bases importadas, principalmente da Europa. Geralmente elas são mais oleosas do que as bases nacionais, devido às característica da população europeia, que possui uma pele mais seca.

Alimentação

Os alimentos influenciam muito na saúde da nossa pele. No caso da pele oleosa, é importante evitar o consumo de leite e seus derivados, incluindo o chocolate ao leite.

Estudos demonstram que o consumo de Whey Protein, a proteína extraída do soro do leite, também agrava a oleosidade.

Sabonete próprio para o rosto oleoso

Utilize um sabonete adequado para a sua pele e não lave seu rosto muitas vezes ao dia. O ideal é lavar o rosto no máximo três vezes ao dia. Isso já é o bastante para combater a pele oleosa.

Lembre-se sempre de usar água fria ou morna, e evite os produtos com perfumes, pois, eles podem desencadear alergias e inflamação na pele do seu rosto, piorando a oleosidade.

Evite água quente no rosto oleoso

A água quente faz mal para todos os tipos de pele, mas, no caso do rosto oleoso, os efeitos podem ser ainda piores, pois, a água quente contribui para o aumento da oleosidade através do chamado efeito rebote.

A água quente remove a proteção natural da pele, e como mecanismo de defesa, as glândulas sebáceas produzem ainda mais sebo para “se defender” da ameaça.

Cuidado com a franja na testa

A oleosidade do cabelo passa para a pele, principalmente na região da testa. Por isso, se você gosta de usar franja ou passar cremes no cabelo, saiba que isso está piorando a oleosidade do seu rosto.

Não use base para esconder a oleosidade

A maquiagem abafa as glândulas sebáceas, estimulando a produção de mais sebo.

No caso das bases, evite os produtos importados, principalmente da Europa, pois eles costumam ser ainda mais oleosos.

Invista no uso do pó de maquiagem, que ajuda a disfarçar o excesso de sebo e o aspecto brilhoso.

Procure ajuda médica

Não tenha vergonha de procurar ajuda médica, pois, a pele oleosa não tem nada a ver com falta de higiene.

Por se tratar de um fator hormonal, é bem provável que a oleosidade siga você a vida inteira, então, a melhor forma de lidar com isso é mantendo a situação controlada.

Procure um bom dermatologista para acompanhar o seu caso, prescrever o tratamento mais adequado e acompanhar a sua evolução.

Se você gostou deste e de outros conteúdo aqui do BLOG, então compartilhe com uma amigo ou uma amiga. Aproveite também para se inscrever em meu Canal no YouTube. Lá, você terá acesso a um conteúdo científico e atualizado sobre saúde, beleza, bem estar e qualidade de vida.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.