Manchas em peles escuras: Como clarear?

As manchas escuras são uma das principais razões pelas quais as pessoas com tons de pele mais escuros procuram um dermatologista.

O nome técnico para essas manchas é hiperpigmentação pós-inflamatória, e o primeiro passo para se livrar delas é descobrir a causa, afinal, existem muitos fatores que podem causar manchas escuras na pele.

Principais Causas

• Espinhas ou psoríase;
  • Picadas de insetos, cortes, queimaduras e outras lesões;
  • Medicamentos específicos;
  • Produtos para a pele ou cabelo que causam irritação;
  • Alterações hormonais.

Existe cura para a hiperpigmentação pós-inflamatória?

Não existe uma cura definitiva para a hiperpigmentação, mas, com um bom acompanhamento médico e a aplicação dos tratamentos adequados, é possível amenizar e até mesmo impedir que as manchas se desenvolvam na pele.

O que fazer em caso de manchas escuras na pele?

• Aplique o protetor solar TODOS os dias e reaplique a cada duas horas.
  • Procure sombras e use um chapéu de abas largas quando estiver ao ar livre.
  • Use produtos mais suaves na pele, e se um produto queimar ou arder ao aplicá-lo, suspenda o uso imediatamente.
  • Consulte um dermatologista, pois, ele tem o conhecimento e a experiência para combinar tratamentos com segurança e eficácia.
  • Pergunte ao seu médico sobre a possibilidade de usar produtos para clarear a sua pele, por exemplo: ácido kójico, Retinoides, vitamina C, entre outros.

O que não fazer em caso de manchas escuras na pele?

• Não espere a mancha aparecer para tratar a causa. O tratamento deve ser contínuo sempre que possível.
  • Evite cutucar ou coçar o local da lesão para não estimular ainda mais a produção de melanina.
  • Não pare de tomar seu remédio ao desconfiar que ele está provocando manchas na sua pele, ao invés disso, converse com seu médico e veja se é possível substituir a medicação.
  • Não escolha um produto pelo cheiro ou pela aparência da embalagem, pois, alguns desses produtos possuem ingredientes que fazem mais mal do que bem.
  • Nunca use alvejante líquido, pois esse tratamento é prejudicial para a remoção de manchas e você nunca deve aplicá-lo em sua pele.

QUANTO TEMPO ATÉ QUE AS MANCHAS DESAPAREÇAM?

Na maioria das vezes, as manchas escuras desaparecem por conta própria. Contudo, isso vai depender do tipo de mancha.

As manchas alguns tons mais escuras do que a cor natural da pele tendem a desaparecer dentro de 6 a 12 meses. Já as manchas mais profundas podem levar anos até voltarem ao normal. É por isso que a prevenção deve ser diária.

Se você gostou deste e de outros conteúdo aqui do BLOG, então compartilhe com uma amigo ou uma amiga. Aproveite também para se inscrever em meu Canal no YouTube. Lá, você terá acesso a um conteúdo científico e atualizado sobre saúde, beleza, bem estar e qualidade de vida.