Manchas escuras em pele negra: como clarear?

As manchas escuras são uma das principais razões pelas quais as pessoas com tons de pele mais escuros procuram um dermatologista.

O nome técnico para dessas manchas é hiperpigmentação pós-inflamatória, e o primeiro passo para se livrar delas é descobrir a causa.

Na maioria das vezes, as manchas escuras desaparecem por conta própria, mas isso pode levar meses ou até anos.

PRINCIPAIS CAUSAS DAS MANCHAS ESCURAS

• Espinhas ou psoríase
  • Picadas de insetos, cortes, queimaduras e outras lesões
  • Medicamentos específicos
  • Produtos para a pele ou cabelo que causam irritação
  • Alterações hormonais

EXISTE CURA PARA A HIPERPIGMENTAÇÃO PÓS-INFLAMATÓRIA?

Não existe uma cura definitiva para a hiperpigmentação, mas, com um bom acompanhamento médico e a aplicação dos tratamentos adequados é possível amenizar e até mesmo impedir que as manchas se desenvolvam na pele.

O QUE FAZER?

• Aplique o protetor solar TODOS os dias e reaplique a cada duas horas.
  • Procure sombras e use um chapéu de abas largas quando estiver ao ar livre.
  • Use produtos mais suaves na pele, e se um produto queimar ou arder ao aplicá-lo, suspenda o uso imediatamente.
  • Consulte um dermatologista
    Um dermatologista tem o conhecimento e a experiência para combinar tratamentos com segurança e eficácia.
  • Pergunte ao seu médico sobre a possibilidade de usar produtos para clarear a sua pele, por exemplo: ácido kójico, Retinoides, vitamina C, entre outros.

O QUE NÃO FAZER?

• Não espere a mancha aparecer para tratar a causa, pois, o tratamento deve ser contínuo sempre que possível.
  • Evite cutucar ou coçar o local da lesão para não estimular ainda mais a produção de melanina.
  • Não pare de tomar seu remédio ao desconfiar que ele está provocando manchas na sua pele, ao invés disso, converse com seu médico e veja se é possível substituir a medicação.
  • Não escolha um produto pelo cheiro ou pela aparência da embalagem, pois, alguns desses produtos possuem ingredientes que fazem mais mal do que bem.
  • Nunca use alvejante líquido, pois esse tratamento é prejudicial para a remoção de manchas e você nunca deve aplicá-lo em sua pele.

QUANTO TEMPO ATÉ QUE AS MANCHAS ESCURAS DESAPAREÇAM?

Manchas alguns tons mais escuras do que a cor natural da pele tendem a desaparecer dentro de 6 a 12 meses, contudo, as manchas mais profundas podem levar anos até voltarem à coloração normal.

Se você gostou deste e de outros conteúdo aqui do BLOG, então compartilhe com uma amigo ou uma amiga. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube. Com isso, você terá acesso a um conteúdo científico e atualizado sobre saúde, beleza, bem estar e qualidade de vida.