Como fortalecer as unhas? É isso que veremos no texto de hoje!
Portanto, se as suas unhas vivem fracas e quebradiças, sugiro que você leia este texto até o final.
O que são e qual a composição das unhas?
Nossas unhas são placas compactas e resistentes, formadas principalmente por queratina, a mesma proteína presente na pele e nos cabelos.
As unhas podem dizer muito sobre a nossa saúde e também apontar algumas doenças. Pois, qualquer alteração no metabolismo das proteínas reflete tanto no cabelo quanto nas unhas.
As nossas unhas são como um compensado de madeira, formada por várias placas de queratina super coladas e firmes.
São essas placas que dão aquele aspecto bonito e esmaltado que nós tanto admiramos.
Agora que você já viu como as unhas são formadas, vamos ao que interessa!
1 Evite acetona
Evite o uso de removedores à base de acetona. Pois, essa substância descola as chamadas lâminas ungueais, quebrando a ligação entre as placas e deixando a unha quebradiça.
A acetona é muito eficaz na remoção do esmalte, mas, costuma causar danos.
2 Use base com formol para fortalecer as unhas
Usar base com formol em baixa concentração, de 2% a 3% pode ajudar a fortalecer suas unhas. Isso porque o formol tem o efeito oposto ao da acetona, atuando na junção das lâminas ungueais e dando às unhas uma aparência mais jovem e bonita.
3 Exclua doenças sistêmicas
Antes de qualquer procedimento, tenha a certeza de que as unhas fracas não são fruto de uma doença sistêmica.
Existem várias doenças que repercutem nas unhas, como, por exemplo, doenças da tireoide, diabetes, anemia e até a alopecia areata.
Nesse caso, as unhas enfraquecidas são apenas um indicador de uma doença de base. Por isso, você precisa ir ao médico para excluir qualquer uma dessas doenças.
4 Use luvas para limpeza
Pessoas que trabalham frequentemente com produtos químicos devem usar luvas para proteger as mãos, pois esses agentes químicos enfraquecem as unhas.
Assim como acontece com a acetona, muitos produtos de limpeza atuam no descolamento das lâminas ungueais.
Vale lembrar que a unha possui uma taxa de renovação muito baixa. Por isso, devemos tomar cuidado com o tipo de produto que entra em contato com ela.
5 Ferro e proteínas para fortalecer as unhas
A baixa de ferro, mais comum entre as mulheres, promove o enfraquecimento dos cabelos e também das unhas.
Portanto, se você quiser manter a saúde das suas unhas, o consumo de alimentos ricos em ferro e proteínas é fundamental.
Se você sofre com menstruações severas, é muito importante fazer acompanhamento para monitorar os seus níveis de ferritina, que é o seu estoque de ferro no organismo.
Se a sua ferritina estiver baixa, esse pode ser o motivo das suas unhas enfraquecidas e quebradiças.
Espero que tenham gostado dessas orientações para fortalecer as unhas. Para mais dicas como essas, continue acompanhando o conteúdo do BLOG.
Aproveite para me seguir no YouTube. Já somos mais de 2,5 milhões de pessoas em busca de mais saúde, beleza e qualidade de vida.