Furúnculo: saiba o que é e como combater

Você sabe o que é furúnculo? Não? Então você chegou ao lugar certo!

No texto de hoje nós vamos conversar sobre esse problema super comum que afeta homens e mulheres de todas as idades, principalmente agora, com a chegada do verão.

Durante os dias mais quentes, a pele se torna mais oleosa e passa a produzir mais sebo.

Esse sebo tem a função de proteger os pelos, mas também atua na proteção e lubrificação da pele.

Contudo, quando o sebo é produzido de forma excessiva, as bactérias presentes na pele passam a se alimentar dessa substância, causando uma infecção profunda.

Furúnculo

O furúnculo nada mais é do que a inflamação da glândula sebácea, bem na região onde o sebo é produzido.

Essas lesões carregam sangue e pus, sendo esse último, o produto final da degradação da alimentação bacteriana.

Como resultado, a região do furúnculo se torna muito dolorida e, por vezes, mais quente.

É nessa hora que a pessoa não resiste e começa a cutucar e apertar a lesão, mas atenção: não faça isso!

Por se tratar de uma lesão profunda, a manipulação incorreta dessa lesão pode causar manchas e cicatrizes permanentes na sua pele. Você não quer isso, quer?

Como é feito o tratamento?

O tratamento deve ser feito pelo seu médico, por meio do uso de antibióticos efetivos contra esse tipo de infecção bacteriana.

Geralmente, o médico prescreve a cefalexina, um antibiótico muito eficaz no combate às bactérias que causam os furúnculos, desinflamando a pele.

Em alguns casos mais severos, o médico pode optar pelo uso da drenagem do furúnculo.

Nesses casos, após uma assepsia e a aplicação de uma anestesia local, o médico fará uma incisão para a retirada do pus, geralmente associando o uso de antibióticos para evitar novas infecções.

Espero que tenham gostado de saber mais sobre os furúnculos e lembrem-se sempre de buscar ajuda médica para não acabar se machucando ou provocando manchas e cicatrizes permanentes na sua pele.